Filtrar


Questões por página:

Considerando-se o ensino de dança na educação básica e a abordagem metodológica que propõe a articulação entre o contexto vivido pelos alunos e as dimensões fundamentais da dança, analise as afirmativas apresentadas a seguir:



I. Os elementos estruturais da dança relacionam-se à consciência corporal, ao funcionamento do corpo, suas possibilidades e limites, incluindo aspectos de coordenação motora e o significado implícito dos gestos.


II. O conhecimento direto da dança envolve repertórios, improvisação e composição coreográfica, constituindo a experimentação prática do dançar.


III. Os aspectos culturais, históricos e sociais da dança englobam saberes como história da arte, música, anatomia, fisiologia e estética, ampliando a compreensão teórica da área.



É correto o que se afirma em:

A inserção da dança no currículo escolar brasileiro apresenta diversos desafios relacionados à sua legitimação como área de conhecimento, formação docente e práticas pedagógicas. Sobre essa temática, analise as afirmativas apresentadas a seguir:



I. A denominação da dança no contexto escolar através de termos como "dança educativa" ou "dança criativa" pode reforçar uma divisão entre as esferas artística e educativa, sugerindo que a dança escolar teria função exclusivamente pedagógica.


II. O ensino de dança na escola deve articular experimentação prática, processos criativos e conhecimentos teóricos sobre o corpo, o movimento e seus contextos histórico-culturais, constituindo-se como área de conhecimento com conteúdos e objetivos próprios.


III. A tradição do ensino de artes visuais nas escolas e a ausência de professores com formação específica em dança contribuem para que essa linguagem artística seja pouco abordada de forma sistemática na educação básica.



É correto o que se afirma em:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte estabelece dimensões do conhecimento que devem articular-se de forma indissociável para caracterizar a experiência artística. Considerando essas dimensões e abordagens consolidadas no ensino de arte, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I. As dimensões propostas pela BNCC incluem criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, que dialogam com princípios pedagógicos estabelecidos no ensino de arte, como fazer artístico, contextualização e apreciação.


PORQUE


II. O ensino de arte, estruturado em eixos articulados, propõe que o estudante desenvolva autoria através do fazer, compreenda contextos socioculturais da produção artística e desenvolva competências de leitura e apreciação estética.



A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Aconteceu no MAB-FAAP, em São Paulo, uma das maiores retrospectivas deste artista, ficando em cartaz de 1º de maio a 30 de junho de 2025 e apresentando mais de 600 obras. Segundo o site do Jornal Nacional de 05/05/2025, "(...) foram necessários três anos de negociações, três caminhões e três aviões para transportar em dias diferentes as obras e garantir, assim, a segurança dessa que é uma das maiores exposições do artista já vista no mundo". Essa exposição fez referência a um dos artistas mais importantes do movimento Pop Art, surgido nos Estados Unidos na década de 1950. Ele ficou conhecido por transformar imagens da cultura de massa, como produtos industriais e ídolos populares, em obras de arte. O nome desse artista é:
A artista Lygia Clark é uma figura de transição entre o modernismo e a arte contemporânea no Brasil. A artista foi uma das que aderiram ao Manifesto Neoconcreto, que se contrapôs à "exacerbação racionalista" da chamada arte concreta, defendendo uma arte ligada "a uma significação existencial emotiva e afetiva". O trabalho de Clark se desenvolveu no sentido da não representação e da superação do suporte. Não havia mais sentido em mistificar a arte ou o artista. Ao espectador não cabia mais apenas contemplar, mas participar. As suas obras são conhecidas como: