Filtrar


Questões por página:
Em um hospital, o farmacêutico é responsável pela gestão do controle de estoque de medicamentos e correlatos, assegurando a disponibilidade de produtos, evitando desperdícios e garantindo a segurança do paciente. Com base nesse contexto, relacione, corretamente, os métodos de controle de estoque da Coluna A com suas respectivas definições na Coluna B.

Coluna A – Métodos de controle de estoque.
1- Curva ABC.
2- Curva XYZ.
3- Estoque mínimo.
4- Ponto de ressuprimento.

Coluna B – Definições.
a) Determina a quantidade mínima de determinado item que deve permanecer em estoque antes de nova reposição.
b) Classificação do estoque de acordo com a criticidade, indicando quais itens são essenciais para o funcionamento hospitalar.
c) Classificação do estoque de acordo com a importância dos itens, baseado nas quantidades utilizadas e no seu valor.
d) Determina o nível mínimo de estoque de um medicamento que, ao ser atingido, sinaliza a necessidade de fazer uma nova compra para evitar a falta do produto.

Assinale a alternativa correta.
Em 18 de julho de 2024, entrou em vigor a nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 873/2024, da ANVISA, trazendo mudanças importantes para o controle e regulamentação de medicamentos sujeitos a controle especial em todo o Brasil. Qual das alternativas não corresponde às mudanças publicadas nessa resolução?
A Talidomida é um medicamento sujeito a controle especial devido ao seu potencial teratogênico, com regras rigorosas para prescrição, dispensação e escrituração, conforme a RDC n.º 11/2011 da ANVISA. Tais normas incluem exigências específicas para estabelecimentos credenciados e prazos legais para validade e arquivamento de documentos relacionados à dispensação. Considerando-se esse contexto, assinale a alternativa correta.
As interações medicamentosas são eventos clínicos importantes e podem ocorrer tanto entre fármacos quanto entre fármacos e alimentos. Com base nessa afirmação, analise as alternativas e marque a correta.

I- O uso concomitante de antiácidos pode reduzir a eficácia de medicamentos como o cetoconazol por via oral, pois altera o pH gástrico necessário para sua absorção.
II- Devido a lipossolubilidade da Vitamina D, sua absorção é favorecida quando ingerida com alimentos ricos em gorduras.
III- A interação entre o metronidazol e o álcool pode resultar em uma reação conhecida como efeito tipo dissulfiram, com sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e taquicardia.
IV- Pacientes em uso de levotiroxina devem ingerir o medicamento junto com o café da manhã para auxiliar a absorção e reduzir efeitos colaterais gastrointestinais.
Sabe-se que as ferramentas epidemiológicas são largamente empregadas para guiar práticas clínicas, assim como auxiliam o planejamento de ações, programas de serviços e avaliação de resultados dentro do ciclo da assistência farmacêutica. Com base na afirmação, assinale a alternativa incorreta.