Filtrar


Questões por página:
Sobre a Lei nº 8.080/1990, Art.19, na esfera do subsistema de atendimento e internação domiciliar, analise as assertivas abaixo:

I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar, nas quais incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos, de assistência social, entre outros, necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.
II. O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.
III. O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.
IV. Os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas deverão estabelecer os medicamentos ou produtos necessários nas diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde domiciliar.

Quais estão corretas?
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, onde as células mais atingidas são os linfócitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:
A morte materna é definida como óbito de uma mulher durante a gestação ou até ____ dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. São complicações potencialmente ameaçadoras da vida, ocorridas durante a gravidez: ______________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as condutas que buscam prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Coluna 1

1. Precaução padrão.
2. Precaução de contato.

Coluna 2
( ) Visa reduzir os riscos de transmissão de microrganismos no hospital que constituem basicamente em higienização das mãos e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
( ) Visa prevenir a transmissão de microrganismos importantes a partir de pacientes infectados ou colonizados para outros pacientes, profissionais, visitantes, acompanhantes, por meio de contato direto ou indireto.
( ) Internação de paciente: quando possível, em quarto privativo ou em quarto com paciente que apresente infecção pelo mesmo microrganismo, mantendo o leito ao lado bloqueado para garantir a distância mínima de 1 metro.
( ) É recomendada na assistência a todos os pacientes, independente do estado de infecção, no manuseio de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação, nas situações em que haja riscos de contato com: sangue, líquidos corpóreos, secreções e excreções, exceto o suor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A terminologia cirúrgica toracotomia refere-se à: