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De acordo com a Portaria nº 319/1999 do Ministério da Educação os membros da Comissão Brasileira do Braille deverão ser pessoas de notório saber e larga experiência no uso do Sistema Braille, nas seguintes áreas: I. Braille integral e abreviado (grau I e grau II) da língua portuguesa e conhecimentos específicos de simbologia Braille usada em outras línguas, em especial espanhol, francês e inglês. II. Simbologia Braille aplicada à matemática e ciências em geral. III. Musicografia Braille. IV. Simbologia Braille aplicada à informática, produção Braille (transcrição, adaptação de textos, gráficos e desenhos em relevo e impressão). De acordo com a Portaria nº 319/1999 estão corretas as opções:
Quando uma obra a ser transcrita possuir algum símbolo cuja correspondência em braille não haja sido prevista nesta grafia, deve-se atribuir àquele símbolo um sinal _________________, sem correspondente nas tabelas ora estabelecidas. A escolha deste sinal deverá considerar, preferentemente, os que constam na Tabela de Sinais Disponíveis. O novo símbolo braille adotado para atender à situação emergente deverá seguir necessariamente os princípios e regras estabelecidos nesta grafia e permitir a sua fácil identificação tátil pelos usuários.
A definição de baixa visão (ambliopia, visão subnormal ou visão residual) é complexa devido à variedade e à intensidade de comprometimentos das funções visuais. Essas funções englobam desde a simples percepção de luz até a redução da acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral. Em muitos casos, observa-se o(a) __________, movimento rápido e involuntário dos olhos, que causa uma redução da acuidade visual e fadiga durante a leitura.
A utilização da Grafia Braille para a Informática nas obras que não tratam exclusivamente de informática deve restringir-se às partes do texto que envolvem a simbologia específica da informática, que devem ser devidamente demarcadas pelo:
Os sentidos têm as mesmas características e potencialidades para todas as pessoas. Quais informações são mais desenvolvidas pelas pessoas cegas porque elas recorrem a esses sentidos com mais frequência para decodificar e guardar na memória as informações: