Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 246 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Durante uma aula de piano, o Professor Marcos pede à sua aluna, Júlia, que toque a escala de Sol bemol Maior. Júlia executa as notas corretamente na tecla, mas ao recitar as notas em voz alta, ela diz: "Fá sustenido, Sol sustenido, Lá sustenido, Si, Dó sustenido, Ré sustenido, Mi sustenido". O professor a interrompe e corrige, explicando que a escala deve ser pensada e nomeada como "Sol bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó bemol, Ré bemol, Mi bemol, Fá". Confusa, Júlia argumenta: "Mas, professor, a tecla do 'Dó bemol' é a mesma do 'Si', e a escala de Fá sustenido Maior soa exatamente igual à de Sol bemol Maior. Por que preciso usar um nome se posso usar outro que é mais simples e não tem bemol dobrado no quarto grau?"
A explicação que o Professor Marcos pode oferecer a Júlia para justificar, do ponto de vista teórico-musical, a importância da grafia CORRETA e do conceito de enarmonia neste contexto, é:
A explicação que o Professor Marcos pode oferecer a Júlia para justificar, do ponto de vista teórico-musical, a importância da grafia CORRETA e do conceito de enarmonia neste contexto, é:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Sobre a técnica de encadeamento de acordes (condução de vozes na harmonia tonal), considere as sentenças a seguir:
I- Em progressões diatônicas, recomenda-se manter as notas comuns entre acordes na mesma voz sempre que possível, reduzindo o movimento desnecessário.
II- Ao usar o acorde de sétima do dominante (V⁷), a sétima do acorde deve subir por grau conjunto para resolver adequadamente.
III- A sensível (7º grau) tende a resolver para a tônica na mesma voz, preferencialmente por movimento em grau conjunto.
IV- Entre soprano e baixo, prefere-se movimento paralelo para reforçar a direção harmônica e evitar cruzamentos de vozes.
Está(ão) CORRETA(S):
I- Em progressões diatônicas, recomenda-se manter as notas comuns entre acordes na mesma voz sempre que possível, reduzindo o movimento desnecessário.
II- Ao usar o acorde de sétima do dominante (V⁷), a sétima do acorde deve subir por grau conjunto para resolver adequadamente.
III- A sensível (7º grau) tende a resolver para a tônica na mesma voz, preferencialmente por movimento em grau conjunto.
IV- Entre soprano e baixo, prefere-se movimento paralelo para reforçar a direção harmônica e evitar cruzamentos de vozes.
Está(ão) CORRETA(S):
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Pedagogia
Use o banco de termos e relacione as colunas identificando qual abordagem pedagógica em música é descrita em cada enunciado.
Coluna 1
Banco de termos (sem repetição):
1) Zoltán Kodály.
2) Carl Orff.
3) Keith Swanwick.
4) R. Murray Schafer.
Coluna 2
(__) Ênfase em canto coral, solfejo relativo, hand signs, leitura e escrita musical progressivas, com repertório folclórico nacional e sequência didática graduada.
(__) Integra fala, ritmo, movimento e percussão de pequenas e médias sonoridades; ostinatos, bordões e improvisação como eixos do fazer musical lúdico.
(__)Música como forma de conhecimento; integração de composição, performance e apreciação com critérios de julgamento e desenvolvimento musical em espiral.
(__) Centralidade da escuta ambiental e da paisagem sonora; atividades como caminhadas sonoras, mapas acústicos e exploração crítica do ambiente sonoro.
A alternativa que determina a sequência CORRETA é:
Coluna 1
Banco de termos (sem repetição):
1) Zoltán Kodály.
2) Carl Orff.
3) Keith Swanwick.
4) R. Murray Schafer.
Coluna 2
(__) Ênfase em canto coral, solfejo relativo, hand signs, leitura e escrita musical progressivas, com repertório folclórico nacional e sequência didática graduada.
(__) Integra fala, ritmo, movimento e percussão de pequenas e médias sonoridades; ostinatos, bordões e improvisação como eixos do fazer musical lúdico.
(__)Música como forma de conhecimento; integração de composição, performance e apreciação com critérios de julgamento e desenvolvimento musical em espiral.
(__) Centralidade da escuta ambiental e da paisagem sonora; atividades como caminhadas sonoras, mapas acústicos e exploração crítica do ambiente sonoro.
A alternativa que determina a sequência CORRETA é:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Na Teoria da Harmonia Tonal, as relações entre os centros tonais são cruciais para a análise e a composição. As modulações e inflexões tonais são frequentemente classificadas com base na proximidade entre a tonalidade de origem e a de destino. As relações mais comuns são: Tons Relativos; Tons Vizinhos e Tons Homônimos.
Analise a seguinte progressão harmônica cifrada, que se inicia em Dó Maior:
C | Am | F | G7 | C || Cm | Fm | G7 | Cm
A relação tonal explorada entre a primeira seção (compassos 1-5, terminando em Dó Maior) e a segunda seção (compassos 6-8, centrada em Dó menor) é descrita CORRETAMENTE como uma passagem para um tom:
Analise a seguinte progressão harmônica cifrada, que se inicia em Dó Maior:
C | Am | F | G7 | C || Cm | Fm | G7 | Cm
A relação tonal explorada entre a primeira seção (compassos 1-5, terminando em Dó Maior) e a segunda seção (compassos 6-8, centrada em Dó menor) é descrita CORRETAMENTE como uma passagem para um tom:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A professora de música de uma escola pública, localizada em uma área de grande movimento no centro da cidade, decide propor uma atividade que conecte a experiência musical dos alunos à sua realidade sonora cotidiana. Em vez de iniciar com a leitura de partituras ou a prática de um instrumento, ela pede que todos fechem os olhos em silêncio por três minutos e, em seguida, listem em um papel todos os sons que conseguiram identificar, desde os mais sutis dentro da sala (o zumbido do ar-condicionado, o ranger de uma cadeira) até os mais evidentes do lado de fora (buzinas, sirenes, vozes de vendedores). Na aula seguinte, ela organiza um "passeio auditivo" pelos arredores da escola, com a única regra de não conversar, apenas escutar. Ao retornarem, os alunos debatem sobre os sons, classificando-os como agradáveis ou desagradáveis, constantes ou esporádicos, e criam em grupo uma pequena composição com sons corporais e vocais que represente a "música" do seu bairro.
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico:
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico: