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Tipologia documental é o estudo que se realiza com base no reconhecimento dos elementos externos, que se referem à estrutura física, a forma de apresentação do documento (gênero, suporte, formato e forma) e internos para denominar o tipo e definir a série documental. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre a avaliação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA:
Ainda sobre os Princípios da Arquivologia, leia o enunciado e responda:
Esse princípio afirma que os documentos de arquivo refletem as atividades da entidade que os acumulou, seja essa entidade uma pessoa física ou jurídica, a quem estão vinculados organicamente. Isso significa que um documento de arquivo nasce vinculado a alguém (pessoa física ou jurídica) e permanecerá vinculado àquela pessoa até o fim de sua missão.
O enunciado se refere ao Princípio da:
A Arquivologia em seu campo de estudos e formação, é composta de princípios e teorias que baseiam e norteiam a sua atuação. Sobre estes princípios, leia o enunciado abaixo e responda:
Esse princípio trata de fixar a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
O enunciado define o Princípio da:
O Arquivo Público Municipal requer uma boa gestão documental e para tal, é necessário um Programa de Gestão Documental. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:
(__)É imperativo que o município conte com um programa de gestão documental adequado, pois, sem uma política eficiente de arquivos e gestão de documentos e informações é muito pouco provável que haja uma política eficiente de acesso às informações públicas.
(__)A existência de um programa de gestão documental integrado, ou seja, que integralize as fases corrente, intermediária e permanente, tem como consequência a perda, extravio ou destruição indiscriminada do patrimônio documental público, podendo acarretar danos irreparáveis à administração pública, ao direito fundamental dos cidadãos ao acesso a dados, documentos e informações públicas, à produção do conhecimento, à história e memória do município e do país.
(__)Com a promulgação da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que assegurou amplo acesso às informações públicas de maneira mais detalhada, com indiscutíveis repercussões no âmbito dos municípios, a gestão documental assume uma importância ainda maior.
(__)Não se consegue oferecer ao cidadão uma informação que não se sabe onde está, pois, esta não foi efetivamente tratada, processada, controlada e preservada, ou pior, a informação que não se tem, pois esta foi eliminada sem critério.
Respondidos os itens, a sequência CORRETA é: