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CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Analista de Comercialização e Logística Júnior - Transporte Marítimo
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De acordo com o Boletim Anual de Movimentação de Cargas da ANTAQ, a movimentação total de cargas nas instalações portuárias brasileiras no ano de 2013 foi de 931 milhões de toneladas, apresentando um incremento relativo de 2,9% e absoluto de 26,6 milhões de toneladas em relação ao ano de 2012.
Nesse contexto, verifica-se que é predominante o tipo de navegação
Nesse contexto, verifica-se que é predominante o tipo de navegação
Um produtor deseja transportar 50.000 toneladas de uma carga a granel do porto X para o porto Y. O armador de um navio habilitado a esse tipo de transporte, posicionado em X, tem os seguintes valores de custos para a realização do serviço.
• Custos fixos para toda a viagem: R$ 300.000,00
• Custos variáveis para toda a viagem: R$ 500.000,00
Considerando-se que existem condições econômicas favoráveis para a obtenção de um lucro desejável de R$ 50.000,00, o valor, em reais, do frete, por tonelada de carga, é igual a
• Custos fixos para toda a viagem: R$ 300.000,00
• Custos variáveis para toda a viagem: R$ 500.000,00
Considerando-se que existem condições econômicas favoráveis para a obtenção de um lucro desejável de R$ 50.000,00, o valor, em reais, do frete, por tonelada de carga, é igual a
Um navio com 55.000 TPB e TPC igual a 50 encontra-se com calado de verão igual a 14 metros. Outras características desse navio são ainda:
• Consumo de 40 toneladas diárias de combustível, quando navegando, e 10 toneladas diárias de combustível na média quando operando no porto.
• Pesos a bordo na chegada do porto de carregamento: 1.200 toneladas de combustível, 300 toneladas de água potável e 100 toneladas referentes a tripulação, pertences e provisões.
• Calado máximo permissível no porto de chegada: 12 metros.
• Tempo de operação no porto de carga: 2 dias.
• Duração da viagem: 18 dias.
Qual é a quantidade máxima de carga, em toneladas, que pode ser carregada e qual o calado de chegada, em metros, ao porto de destino, respectivamente?
• Consumo de 40 toneladas diárias de combustível, quando navegando, e 10 toneladas diárias de combustível na média quando operando no porto.
• Pesos a bordo na chegada do porto de carregamento: 1.200 toneladas de combustível, 300 toneladas de água potável e 100 toneladas referentes a tripulação, pertences e provisões.
• Calado máximo permissível no porto de chegada: 12 metros.
• Tempo de operação no porto de carga: 2 dias.
• Duração da viagem: 18 dias.
Qual é a quantidade máxima de carga, em toneladas, que pode ser carregada e qual o calado de chegada, em metros, ao porto de destino, respectivamente?
Um armador dispõe de um navio a ser empregado no transporte de carga entre os portos X e Y. As distâncias percorridas pelo navio, tanto de X para Y, como de Y para X são iguais a 6.720 milhas. A velocidade média do navio nos percursos pode ser considerada igual a 14 nós. O navio demanda 3 dias de porto para carregar e 4 dias de porto para descarregar em qualquer um dos portos.
Em 1 ano (365 dias), quantas viagens, aproximadamente, o navio realizará e qual o consumo de combustível em toneladas?
Em 1 ano (365 dias), quantas viagens, aproximadamente, o navio realizará e qual o consumo de combustível em toneladas?
Considerando-se a situação em que o frete no mercado de transporte de petróleo é estabelecido no sistema Worldscale, e na hipótese de o valor do WS100 ser igual a US$ 12,00/tonelada, qual o valor do WS60, por tonelada, levando-se em conta um diferencial fixo de US$ 0,50/tonelada?