limpar filtros
Questões por página:

Os Limites de Atterberg, ou Limites de Consistência, são um método de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Em laboratório, é possível definir o Limite de Liquidez e o Limite de Plasticidade de um solo. Apesar de sua natureza fundamentalmente empírica, estes valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos Solos, como a determinação do Índice de Plasticidade (IP). A determinação do IP é realizada por meio da equação:

Como resultado da deterioração das rochas originam-se os solos, que se caracterizam por serem misturas de diversos tamanhos de grãos, com diferentes minerais. Neste contexto, a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele é denominada de

Os solos, para que possam ser utilizados nos aterros das obras de terraplenagem, devem possuir certas propriedades de resistência que os capacitem para a utilização como material de construção. Tais propriedades podem ser melhoradas de maneira rápida e econômica por meio das operações de compactação. Proctor desenvolveu um ensaio dinâmico para a determinação experimental da curva de compactação, representando a relação entre a massa específica aparente seca do solo (ys) e sua umidade (h). As curvas de compactação dos solos A e B, abaixo ilustradas esquematicamente, podem representar, respectivamente:

Os solos são classificados segundo sua granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos que compõem a mistura determina o tipo de solo. Segundo a ABNT, é correto afirmar que o solo com a distribuição granulométrica indicada no desenho abaixo é:

Solos são materiais que resultam do intemperismo ou meteorização das rochas, por desintegração mecânica ou decomposição química e biológica. Dentre estes agentes do intemperismo, destacam-se: temperatura, pressão, agentes químicos, e outros. Quanto à formação, eles podem ser: residuais e transportados. Os solos transportados pela ação dos ventos e da gravidade são denominados, respectivamente, de