limpar filtros
Questões por página:

Trabalhadores que realizam tarefas de transporte manual de cargas de forma habitual e permanente devem ser avaliados pelo Médico do Trabalho tanto nos aspectos clínicos quanto na aplicação da fórmula para o cálculo do LPR (Limite de Peso Recomendado). Essa fórmula foi elaborada pela NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) e inserida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Manual de Aplicação da NR-17, com a finalidade de identificar o limite fisiológico dos trabalhadores para o esforço físico em transportes manuais de carga.

Nessa perspectiva, considere os fatores a seguir.



Fazem parte dessa fórmula APENAS os fatores

A ergonomia é o conjunto de ações cujo objetivo é a adaptação do meio ambiente, das ferramentas e dos equipamentos ao ser humano. Dentro desse princípio, a Norma Regulamentadora 17 descreve critérios básicos necessários para o reconhecimento de condições de conforto ambiental na realização de tarefas predominantemente intelectuais. No que se refere à umidade relativa do ar, à velocidade do ar, ao índice de temperatura e ao nível de ruído, tem-se como valores:



Os produtos derivados do petróleo devem ser observados pelo Médico do Trabalho em relação às suas medições ambientais, fichas toxicológicas e à monitorização biológica, para inserção de critérios de monitorização biológica dos trabalhadores e implantação de ações de prevenção de doenças.

Os produtos com maior percentual de produção também são aqueles que possuem maior relação com os trabalhadores. Nessa perspectiva, os produtos de maior produção e que necessitam de maior observação médica são:
Atividades laborativas são desenvolvidas em ambientes diversos que devem ser monitorados de forma sistemática, com registro de dados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), sendo correlacionadas às ações propostas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Quando forem identificados produtos químicos e fontes ruidosas, o Médico do Trabalho deve analisar os valores obtidos nas medições desses agentes para instituir ações preventivas. Esses valores devem ser
Em caso de atividades laborativas com uso predominante de movimentos da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores, com o objetivo de estabelecer ações preventivas, o Médico do Trabalho deve classificar os movimentos que possam trazer risco de adoecimento para tendões e músculos. As contrações musculares classificam-se em estáticas e dinâmicas. Quando a predominância for de ações musculares estáticas, a prevenção diária deve ser instituída por meio de