limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.
mostrar texto associado
Questões de referência de caráter administrativo e de orientação espacial, consultas sobre autor ou título e consultas de localização de fatos, diferentemente de consultas de assunto ou buscas temáticas, são consideradas de natureza autolimitante.
mostrar texto associado
As expressões referência virtual, referência digital, serviços de informação na Internet, referência permanente e referência em tempo real são utilizadas para descrever serviços de referência que utilizam tecnologia digital de uma ou outra maneira.
mostrar texto associado
As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.
mostrar texto associado
O serviço de referência tradicional e o digital pressupõem necessariamente a prestação de assistência presencial ou remota do bibliotecário aos leitores em busca de informação.