limpar filtros
Questões por página:
No consultório odontológico, os resíduos produzidos são considerados resíduos de serviços de saúde e devem
Algumas doenças infecciosas passíveis de transmissão na prática odontológica pelo contato com secreções orais incluem
Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre os movimentos de esforço, repetição e sobrecarga estática na ocorrência de problemas musculoesqueléticos. Entre os mecanismos fisiopatológicos presentes na etiologia destes problemas, as contrações contínuas e aumento de pressão intramuscular, a interrupção do aporte sanguíneo e as compressões de feixes nervosos, levam ao sofrimento muscular crônico. Os exercícios laborais para a prevenção de doenças ocupacionais na prática odontológica incluem
Cirurgiã-dentista, com 52 anos de idade, descreve sensação de formigamento na mão direita, que se manifesta com mais frequência à noite. O diagnóstico consistiu em síndrome do túnel do carpo. A profissional é destra e relata ter 27 anos de dedicação à prática odontológica, sem desenvolver outras atividades como tocar instrumentos musicais ou digitação de textos em computador. Não há histórico de queda ou fratura no braço direito, nem de artrite reumatoide. Alguns fatores laborais têm sido associados à instalação deste quadro, como
Alguns quadros clínicos relatados por cirurgiões-dentistas podem ser incluídos entre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho − DORT e colocam esses profissionais de odontologia entre os primeiros lugares em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente, respondendo por cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão.
 
(SANTOS FILHO, S. B., BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil: contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):181-193. 2001)
 
Considere as afirmativas a seguir:
 
I. Os cirurgiões-dentistas que trabalham em posições consideradas mais adequadas para o tratamento do paciente (12 e 15 horas, ou seja, atrás e ao lado do paciente) têm menores queixas de dor no pescoço.
II. Os dentistas que usam ambas as visões, direta e indireta, queixam-se menos de dor no pescoço do que aqueles que utilizam apenas a visão direta.
III. O trabalho em posição sentada é confortável, independente da organização do processo de trabalho, como jornadas, tempos e ritmos.
IV. Algumas exigências do processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas são apontadas como fatores de estresse, o que mostra associação com problemas musculoesqueléticos.
V. A presença de compressor dentro do consultório é associada a queixas de dor por desencadear desequilíbrio fisiológico, gerando irritabilidade, estresse e tensões musculares.

Está correto o que se afirma APENAS em