60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Observe abaixo desenhos e imagens do Museu das Missões (1937) em São Miguel das Missões, RJ, projeto de Lucio Costa com a colaboração de Lucas Mayerhofer e Paulo Thedim Barreto.
Em relação às questões do patrimônio histórico, ambiental e arquitetônico, constata-se que
I. o museu é afastado da igreja para se construir a exceção do novo objeto construído sem peças remanescentes das ruínas, procurando a originalidade do manifesto.
II. sua implantação em “L", anexando a casa do zelador do museu, demarca, em relação à posição da catedral, a antiga praça central do povoado.
III. sua implantação em “L", anexando a casa do zelador do museu, revela, em relação à posição da catedral, a origem e o significado “urbano" do projeto.
IV. a elementos referenciais remanescentes das ruínas acrescenta-se a transparência, possibilitando a fruição das peças escultóricas tendo a paisagem do sítio como cenário.
Está correto o que consta APENAS em
Observe os desenhos a seguir do projeto para a construção das casas integrantes da Vila Amazonas e Vila Serra do Navio (1955), no Amapá, projetos do arquiteto Oswaldo Bratke.
Plantas das residências para operários
1 Estar 4 Área de serviço
2 Dormitório 5 Sanitário
3 Cozinha
Em relação aos princípios de composição, construção e conforto ambiental dessa arquitetura, constata-se que
Observe abaixo desenhos e imagens do projeto Vanke Center (2006-09) em Shenzen, China, projeto do arquiteto americano Steven Holl.
Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que:
I. A tipologia adotada é preponderante sobre a paisagem urbana que surge na maioria das vezes como uma sucessão de surpresas ou revelações súbitas típicas da ideia de visão serial.
II. Em meio à privatização da terra galopando na periferia de cidades chinesas, o programa é construído acima do nível do solo, e ao fazê-lo o lote privado torna-se um parque público.
III. Há grande ênfase nos aspectos técnico-construtivos, sobretudo devido às dimensões do conjunto e, por consequência, certa limitação da liberdade criativa.
IV. O projeto reconsidera o conceito tradicional do campus corporativo isolado e rompe com a distribuição normal de usos em diferentes volumes, típico nestes tipos de minicidades.
Está correto o que consta APENAS em
Observe os desenhos e imagens a seguir dos projetos Monumento aos Imigrantes (2000) em São Paulo, SP, e Pavilhões para a Hyundai, trabalhos do escritório Spadoni AA, liderado pelo arquiteto Francisco Spadoni.
Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que
I. pavilhões fazem parte da cultura da arquitetura como obras que se destacam pelo estoque de volume espacial que mobilizam, e não necessariamente pelo programa.
II. memoriais não sobrevivem sem programa mesmo quando sua natureza é a grande carga simbólica da qual se originam, colocando-se como um marco na paisagem.
III. se adota para a arquitetura a flexibilidade do programa; para a construção, uma matriz tecnológica reproduzível; enquanto que cidade e paisagem são inevitavelmente desconsideradas.
IV. o elemento aglutinador de todos os trabalhos transforma um problema técnico em linguagem, resultando em tectônica essencialmente não transparente e pesada.
Está correto o que consta APENAS em