limpar filtros
Questões por página:
Para analisar as afirmativas abaixo, considere o documento sobre o "Exercício Profissional do Fonoaudiólogo", do CFFa, em relação às áreas de competência do Fonoaudiólogo.

I. Diagnóstico fonoaudiológico: deve-se obter a história clínica do paciente/cliente, por meio de coleta de dados de entrevista ou anamnese, ou procedimento similar, tais como questionários impressos. A avaliação do paciente/cliente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos.

II. Terapia: refere-se à competência para realizar terapia fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical e deglutição, tanto no que diz respeito à habilitação, quanto à reabilitação de pacientes/clientes.

III. Para orientação do paciente/ cliente, o fonoaudiólogo deve escutá-lo, esclarecer os problemas existentes e suas consequências, explicar a anatomia e a fisiologia dos sistemas envolvidos na comunicação e na deglutição, assim como explicar o desenvolvimento da comunicação humana. Além disso, deve explicar e demonstrar os procedimentos, as rotinas e as técnicas fonoaudiológicas.

Está correto o que se afirma em
Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, o fonoaudiólogo deve

I. Informar ao cliente sua qualificação, responsabilidades e funções, bem como dos demais membros da equipe, quando necessário.

II. Permitir o acesso do cliente ao prontuário, relatório, exame, laudo ou parecer elaborados pelo fonoaudiólogo, dando explicações necessárias a sua compreensão.

III. Desligar de seu atendimento o cliente que estiver sendo atendido simultaneamente por outro fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em
Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, consiste em infração ética:

I. Permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade.

II. Assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos.

III. Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo, mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável.

Está correto o que se afirma em
Nas alterações vocais é INCORRETO afirmar que
As medidas de jitter e de shimmer representam as variações que ocorrem na frequência fundamental. Considere as seguintes alternativas:

I. O jitter indica a variabilidade ou perturbação da frequência fundamental e altera-se principalmente com a falta de controle de vibração de pregas vocais.

II. O shimmer refere-se a perturbação da frequência fundamental, relacionada à amplitude da onda sonora, ou intensidade da emissão vocal. O shimmer altera-se com a redução da resistência glótica e lesões de massa nas pregas vocais, estando correlacionada com a presença de ruído à emissão e com a soprosidade.

III. Somente pela análise do jitter e do shimmer é que se chega ao diagnóstico de disfonia infantil.

Está correto o que se afirma em