Questões da prova:
FGV - 2015 - TJ-BA - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TJ-BA
Disciplina:
Arquitetura de Software
SOA (Service Oriented Architecture) é um estilo de arquitetura de software orientada a serviço normalmente utilizada para promover a interoperabilidade entre sistemas. Com relação ao SOA e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I. Novos serviços podem ser criados a partir da composição de serviços existentes.
II. Os agentes consumidores podem acessar os serviços sem conhecer detalhes de sua implementação.
III. É um estilo de arquitetura que estabelece uma forte relação de dependência entre os serviços disponíveis.
IV. Os serviços tendem a oferecer um número grande de operações com complexidade relativamente pequena em cada uma delas.
O número de afirmativas corretas é:
I. Novos serviços podem ser criados a partir da composição de serviços existentes.
II. Os agentes consumidores podem acessar os serviços sem conhecer detalhes de sua implementação.
III. É um estilo de arquitetura que estabelece uma forte relação de dependência entre os serviços disponíveis.
IV. Os serviços tendem a oferecer um número grande de operações com complexidade relativamente pequena em cada uma delas.
O número de afirmativas corretas é:
Concurso:
TJ-BA
Disciplina:
Arquitetura de Software
Serviço Web é uma tecnologia popularmente utilizada na implementação de uma arquitetura orientada a serviços. Para que aplicações acessem esses serviços disponibilizados através da rede, um documento WSDL (Web Services Description Language) pode ser utilizado para especificar as capacidades do serviço, sua localização na Web e instruções acerca de como acessá-los.
Com relação à elaboração de um documento WSDL, relacione cada um dos seus elementos estruturais com as características apresentadas a seguir.
1. Service
2. PortType
3. Binding
( ) descreve de forma abstrata as operações disponíveis em um serviço web;
( ) define informações de mais baixo nível, tais como protocolo de transporte, protocolo de mensagem e codificação da mensagem para as operações disponíveis em um serviço web;
( ) define o endereço (endpoint) utilizado para acessar o serviço.
A relação correta, de cima para baixo, é:
Com relação à elaboração de um documento WSDL, relacione cada um dos seus elementos estruturais com as características apresentadas a seguir.
1. Service
2. PortType
3. Binding
( ) descreve de forma abstrata as operações disponíveis em um serviço web;
( ) define informações de mais baixo nível, tais como protocolo de transporte, protocolo de mensagem e codificação da mensagem para as operações disponíveis em um serviço web;
( ) define o endereço (endpoint) utilizado para acessar o serviço.
A relação correta, de cima para baixo, é:
Concurso:
TJ-BA
Disciplina:
Arquitetura de Software
Um padrão de projeto (do inglês design pattern) é uma solução reutilizável para problemas que ocorrem com frequência dentro de um determinado contexto de um projeto de sistema de software orientado a objetos, e que ganhou popularidade com o catálogo denominado Padrões GoF ('Gang of Four') que define e organiza essas soluções reutilizáveis em 3 famílias conforme o propósito de cada solução.
Os padrões de projetos denominados Composite, Factory Method e Memento, que fazem parte desse catálogo, pertencem, respectivamente, às famílias:
Os padrões de projetos denominados Composite, Factory Method e Memento, que fazem parte desse catálogo, pertencem, respectivamente, às famílias:
Concurso:
TJ-BA
Disciplina:
Programação
A utilização de interfaces em projetos de software orientados a objetivo promove a separação de aspectos internos e externos de um objeto, impedindo o acesso direto aos detalhes de seu funcionamento interno. Esse mecanismo de separação também contribui para que o software seja construído como um conjunto de componentes que realizam seu trabalho de forma independente.
O uso desse mecanismo em projetos de sistemas de software é um exemplo de:
O uso desse mecanismo em projetos de sistemas de software é um exemplo de:
Concurso:
TJ-BA
Disciplina:
Engenharia de Software
Questão Anulada
O Processo Unificado (Unified Process) é um processo de desenvolvimento de software que compreende um conjunto de atividades para construção de sistemas orientados a objetos e organiza suas iterações em quatro fases principais: Concepção, Elaboração, Construção e Transição.
Com relação a essas fases do Processo Unificado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase de Elaboração o projeto de software é detalhado o suficiente para permitir um planejamento acurado para sua construção.
II. A maioria dos requisitos são identificados e estimativas mais realistas são elaboradas na fase de Concepção.
III. Em fase de Construção, os componentes de software são implementados e colocados à disposição dos usuários para realizaçãos dos testes beta, enquanto na fase de Transição acontece a implantação.
Está correto o que se afirma em:
Com relação a essas fases do Processo Unificado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase de Elaboração o projeto de software é detalhado o suficiente para permitir um planejamento acurado para sua construção.
II. A maioria dos requisitos são identificados e estimativas mais realistas são elaboradas na fase de Concepção.
III. Em fase de Construção, os componentes de software são implementados e colocados à disposição dos usuários para realizaçãos dos testes beta, enquanto na fase de Transição acontece a implantação.
Está correto o que se afirma em: