limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A psicoterapia familiar auxilia no relacionamento entre casais ou membros de uma família, provendo o reconhecimento de padrões rígidos que têm conseqüências indesejáveis, ampliando suas consciências em relação a essas estruturas, gerando uma descristalização e possibilitando a superação dos distúrbios ligados à estrutura familiar.
mostrar texto associado
A terapia comportamental baseia-se em alguns princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento como a eliminação de sintomas psicopatológicos mediante a aplicação de suas técnicas. Essas técnicas incluem o condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem social, a inibição recíproca e a dessensibilização sistemática.
mostrar texto associado
A terapia cognitiva baseia-se em conceitos da psicologia cognitiva e social, da teoria do processamento patológico das informações, da teoria psicanalítica e da investigação empírica clínica. A premissa básica é que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas sentem e se comportam. Outra premissa é de que o que perturba as pessoas não são as coisas em si, mas suas concepções em relação a elas.
mostrar texto associado
A psicoterapia corporal é uma abordagem humana que tem suas raízes em W. Reich, para quem pensamento e emoção são indissolúveis e influenciam-se mutuamente, e o ser humano é uma unidade de energia que denominou de orgônio. Distancia-se do papel do analista, intervindo de forma mais ativa e direta sobre os processos patológicos do paciente.
mostrar texto associado
As psicoterapias breves são tratamentos de inspiração psicanalítica, cuja duração é largamente inferior à de uma psicanálise clássica, enquanto em um tratamento psicanalítico a duração jamais é determinada de antemão.