limpar filtros
Questões por página:

Assinale a opção que preenche a lacuna do texto de forma a torná-lo coeso e coerente.

Os últimos meses não têm sido fáceis para muitos países emergentes. Bolsas em queda, moedas com forte desvalorização, redução das projeções de crescimento e aparentes problemas financeiros começam a trazer lembranças das recorrentes crises dos anos 1980 e 1990 e a suscitar temores de que tais episódios se repetirão. _______________ Mas é possível prever que o mais provável é que os próximos anos sejam árduos para aqueles países que acumularam grandes desequilíbrios na última década de juros baixos e capital farto.
 
(Adaptado de Folha de S. Paulo, 10/2/2014)
Em relação às ideias do texto, assinale a opção correta.

A motivação para o trabalho tem raízes no indivíduo, na organização, no ambiente externo e na própria situação do país e do mundo em determinado momento.Logo, os aspectos que interferem na motivação podem ser externos às pessoas, ou internos, derivados dos instintos (forma inconsciente), e dos desejos criados (forma consciente). Assim, colocadas essas idéias, pode-se entender que a motivação é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa. No entanto, os impulsos externos do ambiente são condicionantes do comportamento de cada indivíduo, o que também afeta o nível motivacional.
 
 
A motivação.
As opções abaixo compõem um texto adaptado de http://www.brasil-economia-governo.org.br/. Assinale a opção em que o segmento foi transcrito com erro gramatical.
Em relação às exigências da correspondência oficial, assinale a opção incorreta.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra na transcrição do texto.

Nos últimos 20 anos, os emergentes viram dobrar sua participação no PIB mundial. Conforme o progresso técnico se dissemina (1) nesses países, surge uma nova classe média global -e não há nenhum sinal de que (2) esse movimento se esgotará (3) tão logo. A prosperidade, é claro, não está garantida.A questão principal, no longo prazo, diz respeito mais às reformas internas que precisam ser implementadas cujo (4) jogo de comparações e modismos. Serão vitoriosos os países que conseguirem não só integrar melhor suas economias nas cadeias produtivas de alto valor em escala mundial, como também (5) modernizar suas instituições e, especialmente, desenvolver capital humano.