limpar filtros
Questões por página:

Para entender o arco, é útil lembrar a análise feita para o cabo, que ao ser solicitado por um carregamento, adquire uma forma de equilíbrio que varia com a posição e quantidade de cargas, conforme desenhos abaixo.



Com o aumento do número de cargas, o cabo vai adquirindo forma curva. Se essas formas forem rebatidas, usando um elemento rígido, resultarão arcos que serão solicitados por esforços de:

A diferença de pressões exercida pelo ar sobre um edifício pode ser causada pelo vento ou pela diferença de densidade do ar interno e externo, ou por ambas as forças agindo simultaneamente. O fenômeno provocado pela diferença de densidade é:
A etapa de desenvolvimento do projeto de arquitetura na qual as informações técnicas a produzir são aquelas necessárias e suficientes ao atendimento das exigências da lei para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos, como departamento de obras e de urbanismo municipais, conselho dos patrimônios artísticos e históricos municipais e estaduais, autoridades estaduais e federais para a proteção dos mananciais e do meio ambiente, Departamento de Aeronáutica Civil, é denominada:
Um dos conceitos mais utilizados nas reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos trata de lugares obsoletos nos quais somente certos valores residuais parecem se manter apesar de sua completa desafeição da atividade da cidade. São lugares estranhos ao sistema urbano, exteriores mentais no interior físico da cidade que aparecem como contra imagem da mesma, tanto no sentido de sua crítica como no sentido de sua possível alternativa. A expressão empregada para denominar esse conceito é:
Rem Koolhas, fundador do OMA (Office for Metropolitan Architecture), um dos arquitetos contemporâneos cujo trabalho profissional e teórico exerce importante influência na prática e no pensamento arquitetônico dos últimos anos, é o autor da seguinte sentença:

“Em um edifício que ultrapassa um certo tamanho, a escala torna-se tão grandiosa e a distância entre o centro e o perímetro, ou núcleo e pele, torna-se tão imensa, que não se pode mais esperar que o exterior revele com precisão o interior.”

Considerando os conceitos fundamentais sobre arquitetura contidos nesta reflexão, constata-se:

I. Apesar da sugestão de novas possibilidades estéticas, mantém-se a disciplinada obediência ao “princípio da utilidade” e a regras simples do funcionalismo.

II. Rompe-se a relação humanista entre exterior e interior baseada na expectativa de que o exterior fará revelações e esclarecimentos sobre o interior.

III. Exterior e interior tornam-se projetos completamente autônomos e separados, a serem desenvolvidos independentemente, sem conexão aparente.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

É correto o que consta apenas em