60 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 12
Questões por página:
I. Cerca de 85% dos estabelecimentos agropecuários do Rio Grande do Norte são ocupados pela agricultura familiar.
II. A grande maioria da mão de obra no setor agrícola potiguar trabalha em grandes propriedades comerciais.
III. Atualmente, a agricultura familiar é responsável pela maior parte do arroz, milho e mandioca produzidos no estado.
Está correto o que se afirma APENAS em
Observe a foto.
Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt em Natal em janeiro de 1943.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vargas-comRoosevelt.jpg)
No encontro entre os presidentes, retratado na foto acima, Brasil e Estados Unidos estreitaram relações e acordaram em construir um Quartel General que tornou o Rio Grande do Norte decisivo no processo da vitória aliada na Segunda Guerra Mundial pois,
As oligarquias norte-rio-grandenses também se utilizavam da violência e das fraudes para vencer as eleições. Os líderes políticos estaduais ordenavam às lideranças municipais a utilização de atas falsas, o alistamento de eleitores mortos ou ausentes, a proibição do alistamento aos eleitores da oposição, etc. Utilizando-se desses artifícios, as oligarquias estaduais mantiveram-se no poder por mais de 30 anos, sem maiores sobressaltos, subvertendo o regime republicano (...).
(Sérgio Luiz Bezerra Trindade. História do Rio Grande do Norte. Natal: Editora do IFRN, 2010. p 162)
É correto afirmar que durante a República Velha, as oligarquias norte-rio-grandenses subvertiam o regime ao se utilizarem dos mecanismos a que o texto descreve, pois,
O Brasil comemorou [outubro de 2011], em uma nota da Chancelaria, a admissão da região como Estado pleno da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
"O governo Brasileiro felicita a região por sua admissão [na Unesco], primeira agência especializada do sistema das Nações Unidas que admitiu a região como membro pleno", diz em nota o Ministério das Relações Exteriores.
Depois de dar seu voto favorável à causa da região, a chancelaria brasileira felicitou
Cerca de cem líderes já confirmaram presença na Rio+20, que será realizada em junho no Brasil. Cerca de 20 países já confirmaram que seus chefes de Estado não poderão comparecer e deverão enviar negociadores de "alto nível" como representantes. A expectativa é que o evento reúna tantos líderes quanto o seu antecessor, a Eco-92.
(http://www.observadorpolítico.org.br/grupos/meioambie nte/forum/topic/cem-lideres-ja-confirmaram-presenca-nario20/. Adaptado)
Um dos temas fundamentais de debate na Rio+20 será