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A ampliação real da noção de fonte, abrangendo dimensões inimagináveis ou inaceitáveis para os padrões do conhecimento histórico produzido no século XIX, acompanha a transformação verificada na historiografia ao longo do século XX, da qual são exemplos as contribuições inovadoras trazidas pelo marxismo e pela escola francesa dos Anais.
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A história oral, metodologia de pesquisa e de constituição de fontes para o estudo da história contemporânea, em decorrência da singularidade de basear-se em entrevistas gravadas com pessoas que testemunharam determinados acontecimentos ou conjunturas de épocas diversas ou que deles participaram, vê-se impedida de fazer uso de instrumentos teóricos de outras disciplinas, como antropologia, sociologia e psicologia.
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A crise da civilização contemporânea, expressa em um pós-modernismo cultural de difícil conceituação, estancou o processo de aproximação da história com outras áreas do conhecimento e, em consequência, estimulou o retorno da tradicional definição de história como ciência do passado.

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Relativamente à sua natureza, as fontes enquadram-se em categorias diversas. Traços do passado que sobrevivem nas sociedades humanas, como instituições, costumes, tradições, crenças ou mesmo idiomas de origem muito distante no tempo, constituem as fontes imateriais.
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Os historiadores positivistas enfatizavam, no processo de produção do conhecimento histórico, os depoimentos de testemunhas de determinado fato, sendo o uso de documentos escritos, para eles, não mais que acessório.