80 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 16
Questões por página:
Considerando que o texto oficial deve ter como qualidade básica a clareza, relacione adequadamente as características que atuam para este fim aos respectivos propósitos.
1. Concisão.
2. Impessoalidade.
3. Formalidade e padronização.
4. Uso do padrão culto de linguagem.
( ) Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
( ) De entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
( ) Possibilita a imprescindível uniformidade dos textos.
( ) Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
A sequência está correta em
“No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto _______________; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.”
(Manual de Redação da Presidência da República.)
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior
Acerca da utilização do acento grave em “à direita”, “à esquerda” e “à democracia” no trecho “[...] em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais.”, analise.
I. As três ocorrências do acento grave justificam-se pelo mesmo motivo.
II. As ocorrências do acento grave em “à direita” e “à esquerda” justificam-se por motivos diferentes.
III. Substituindo “em relação” por “relacionado”, permanece o uso do acento grave em “à democracia”.
IV. Em “à democracia”, o uso do acento grave justifica-se mediante a exigência do termo regente associada à presença do artigo feminino diante do termo regido.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
As relações de coesão textual contribuem para que a compreensão de um texto possa ser plena. Dentre os elementos utilizados com tal objetivo estão os pronomes relativos, destacados a seguir, que exerce(m) tal função apenas
I. “[...] a quartelada que derrubou o Império em 1889.” (1º§)
II. “[...] em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas.” (2º§)
III. “[...] período que transformou a economia e a sociedade brasileiras.” (1º§)
IV. “[...] que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada.” (4º§)
Estão corretas apenas as afirmativas
Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que possui função sintática DIFERENTE dos demais.