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Cebraspe (cespe) - 2012 - ANP - Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural - Área VI
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Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o item a seguir.
A escala de um mapa é a relação constante que existe entre as distâncias lineares, medidas em um mapa, e as distâncias lineares correspondentes, medidas em um terreno, ou seja, a escala é uma proporção matemática. Dessa forma, é correto afirmar que a escala é uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa.
Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o item a seguir.
Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o item a seguir.
Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o item a seguir.
A localização, em um mapa, de qualquer ponto da Terra é realizada a partir de um sistema de coordenadas cartesianas. Esse sistema foi criado considerando-se a Terra, como uma esfera perfeita; os polos, como pontos de intersecção do eixo de rotação da Terra em relação a sua superfície; e o equador, como a região de raio máximo do planeta.
Questão Anulada
Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o item a seguir.
Para elaborar um mapa que represente uma área grande — como o território brasileiro —, considerando-se que a escola numérica seja representada por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa, e o denominador, a distância correspondente no terreno, é necessário utilizar uma escola grande, com um denominar pequeno, dado que o tamanho da escola varia de acordo com a área a ser representada no mapa.