Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2015 - MPOG - Arquiteto
limpar filtros
120 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 24
Questões por página:
Questões por página:
Questão Anulada
mostrar texto associado
A partir das figuras apresentadas, julgue o item subsequente, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.
Os dois projetos apresentados — de Renzo Piano e de Bernard Tschumi — adotam o mesmo partido arquitetônico: esconder o edifício contemporâneo para preservar o caráter simbólico e histórico das obras arquitetônicas do entorno. Essa atitude dos arquitetos resultou em uma arquitetura do vazio, ou seja, em uma antiarquitetura.
Os dois projetos apresentados — de Renzo Piano e de Bernard Tschumi — adotam o mesmo partido arquitetônico: esconder o edifício contemporâneo para preservar o caráter simbólico e histórico das obras arquitetônicas do entorno. Essa atitude dos arquitetos resultou em uma arquitetura do vazio, ou seja, em uma antiarquitetura.
Questão Anulada
mostrar texto associado
A partir das figuras apresentadas, julgue o item subsequente, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.
Renzo Piano optou por preservar a topografia do local, criando uma arquitetura negativa que não interfere na paisagem.
Renzo Piano optou por preservar a topografia do local, criando uma arquitetura negativa que não interfere na paisagem.
Questão Anulada
mostrar texto associado
A partir das figuras apresentadas, julgue o item subsequente, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.
Na figura 1, o projeto de Renzo Piano (1), com suas linhas retas, não se harmoniza com as curvas do projeto de Le Corbusier para Ronchamp (2), o que caracteriza uma situação de conflito entre o conceito arquitetônico adotado pelo arquiteto italiano e o contexto preexistente.
Na figura 1, o projeto de Renzo Piano (1), com suas linhas retas, não se harmoniza com as curvas do projeto de Le Corbusier para Ronchamp (2), o que caracteriza uma situação de conflito entre o conceito arquitetônico adotado pelo arquiteto italiano e o contexto preexistente.
mostrar texto associado
A partir das figuras apresentadas, julgue o item subsequente, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.
Na figura 2, ao colocar a planta do topo do museu (3) paralela ao Partenon (4), Bernard Tschumi estabeleceu uma relação de complementaridade, de reciprocidade entre os dois edifícios.
Na figura 2, ao colocar a planta do topo do museu (3) paralela ao Partenon (4), Bernard Tschumi estabeleceu uma relação de complementaridade, de reciprocidade entre os dois edifícios.
A Constituição Federal de 1988 (CF) revitalizou e ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 25/1937, substituindo a nominação patrimônio histórico e artístico por patrimônio cultural. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e significou um aprimoramento importante na definição dos bens passíveis de reconhecimento. Por sua vez, o Decreto n.º 3.551/2000 instituiu o registro de bens culturais de natureza imaterial.
Com relação às disposições referentes aos tombamentos e aos registros de bens culturais, julgue o item que se segue.
O tombamento do toque dos sinos das igrejas das cidades históricas de Minas Gerais — São João Del Rei, Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Sabará — foi realizado com base nos dispositivos do Decreto-Lei n.º 25/1937.
Com relação às disposições referentes aos tombamentos e aos registros de bens culturais, julgue o item que se segue.
O tombamento do toque dos sinos das igrejas das cidades históricas de Minas Gerais — São João Del Rei, Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Sabará — foi realizado com base nos dispositivos do Decreto-Lei n.º 25/1937.