limpar filtros
Questões por página:

No lapso das duas últimas décadas, a fecunda literatura profissional, no âmbito da renovação crítica do serviço social, voltada aos fundamentos do serviço social tratou, sob diferentes ângulos, a natureza particular da profissão na divisão social e técnica do trabalho.

Marilda Vilela Iamamoto. O serviço Social na Cena Contemporânea. In. Programa de Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, UnB/CEFSS, 2009, p.37.

Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima, julgue o item que se segue.

A tese da correlação de forças propõe o paradigma das relações interpessoais como eixo central da intervenção profissional, cujo ponto de partida é a situação-problema.

A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o próximo item.

A tensão política entre os projetos profissionais revelou-se no momento em que surgiu uma oposição ao tradicionalismo profissional, vertente praticamente hegemônica no serviço social brasileiro até os anos de 1960, com o qual se estabeleceu uma ruptura no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS).
A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o próximo item.

Pensar o projeto profissional supõe articular uma dimensão pluralista, na qual todas as tendências profissionais são tidas como supostamente paritárias, e uma dimensão corporativa centrada na autodefesa dos interesses específicos.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue o item que se segue.

No período em que o serviço social transita para a profissionalização, duas encíclicas papais tiveram um papel sumariamente importante para seu desenvolvimento: Rerum Novarum e Quadragésimo Anno.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue o item que se segue.

Sob influência norte-americana, o serviço social brasileiro fundamentou seus primeiros objetivos político–sociais, orientando-se pelo ideário liberal e tecnicista da ação profissional em face da questão social.