70 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 14
Questões por página:
A Arqueologia da Arquitetura é um campo interdisciplinar que lida com a edificação, identificando as amplas possibilidades de estudo do construído, no sentido lato. Dentre seus focos estão as questões sociais, a leitura de elementos arquitetônicos como indicadores do desenvolvimento técnico ou a compreensão da paisagem cultural em processo.
A partir desta idéia, considere os textos abaixo.
Nos últimos anos foram publicados trabalhos originais focalizando a Arquitetura, particularmente a arquitetura doméstica, na perspectiva arqueológica. Como conseqüência, nota-se um crescente corpo de literatura relativa ao assunto cultura e ambiente construído; esta área de investigação recai na rubrica do que pode ser denominado Arqueologia da Arquitetura.
(Steadman, 1996)
Os prédios são objetos sociais e, como tais, estão carregados de valores e sentidos próprios de cada sociedade. No entanto, não são um simples reflexo passivo desta, pelo contrário, são partícipes ativos na formação das pessoas.
(Zarankin, 2002)
A Arqueologia da Arquitetura de Steadman e de Zarankin tem forte influência da
I. O modelo histórico-cultural parte do pressuposto que a cultura é homogênea e que as tradições passam de geração para geração; seu principal expoente foi Bruce G. Trigger.
II. A Arqueologia processual desponta nos anos 1960, com o lema a arqueologia é antropologia ou não é nada; um de seus grandes expoentes é Lewis Binford.
III. A Arqueologia pós-processual introduziu a dimensão política neste campo de conhecimento; dentre seus expoentes se destacam Michael Shanks e Christopher Tilley.
IV. Ian Hodder ressaltou que há uma dimensão simbólica na cultura que não pode ser ignorada pela Arqueologia; isto é um dos elementos do pósprocessualismo.
V. A Arqueologia social latino-americana é herdeira da vertente processual, bem aplicada à reconstrução das grandes civilizações pré-colombianas.
Estão corretas APENAS as afirmações
Este conceito refere-se à