limpar filtros
Questões por página:

Flexibilidade e desregulamentação dos contratos de trabalho constituem princípios centrais e profundamente interligados no tipo de dinâmica precarizadora que prevaleceu ao longo da reestruturação produtiva. É sob a ação conjunta desses dois princípios que se desenvolvem a intensificação do trabalho e de seu controle, assim como a degradação de ordem ética e moral.

SELIGMANN-SILVA, E. Trabalho e Desgaste Mental. São Paulo: Cortez, 2011. p.473.

Nesse contexto, qual é a relação entre a precarização da saúde mental e a diretriz da flexibilidade?

Dois grupos de trabalho são contemplados por um mesmo item do orçamento da organização de trabalho. Um dos grupos tem por objetivo apresentar projetos que aumentem a velocidade e diminuam os custos de produção da empresa, ao passo que o outro grupo objetiva aumentar a qualidade dos produtos. Os grupos possuem o mesmo status, e seus membros ocupam o mesmo degrau na hierarquia da empresa. O sistema de recompensas da empresa favorecerá o grupo com maior número de sugestões implementadas.

Essa situação tende a gerar, em relação a cada um dos grupos, um(a)
Uma crítica aos modelos tradicionais utilizados para considerar o desempenho humano nas organizações indica a necessidade de se migrar de um modelo de mera avaliação de desempenho para um modelo de gestão estratégica de desempenho.

Uma característica central dessa mudança é
Um trabalhador possui uma determinada meta de produção semanal, que lhe garante um bônus financeiro ao fim do mês. Ele se esforça em cumprir a meta da forma mais rápida possível, com a intenção de pedir a seu gerente que o libere mais cedo em um determinado dia da semana, uma vez que sua meta já tenha sido cumprida. Percebe, no entanto, que um colega seu teve pedido semelhante negado, malgrado ter alcançado a meta que lhe cabia.

Nesse caso, respeitando a valência neutra do bônus financeiro e a valência positiva da flexibilização do horário, que medida o gerente deve adotar para aumentar a instrumentalidade da velocidade do trabalho?
Um psicólogo está envolvido na seleção de projetos a serem financiados por uma organização. Sua participação se justificou, a princípio, pela presença de projetos na área de atenção à saúde, tópico sobre o qual ele é recorrentemente consultado pelos outros participantes da seleção. Dentre os dois projetos finalistas, inclusive, um é de autoria de um grupo de psicólogos.

Nessa situação, em termos éticos, o que deve orientar a posição do psicólogo diante do grupo que conduz a seleção?