140 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 28
Questões por página:
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido no texto.
O etanol ainda está longe de ter um mercado global. Apresentado desde o(1) início da década como a grande solução energética para o mundo, para substituir uma fonte não renovável (o petróleo) e reduzir a emissão(2) de poluentes, o etanol ainda não conquistou os fabricantes de veículos e os consumidores do mundo inteiro. Falta uma padronização internacional para transformar-lhe(3) em uma commodity facilmente comercializável nos diferentes mercados e ainda persistem barreiras protecionistas em muitos países. Nos EUA, por exemplo, há uma tarifa de importação de US$ 0,54 por galão. Para entrar na União Europeia, o etanol brasileiro paga 19 centavos de euro por litro.
É grande o potencial de mercado para o etanol brasileiro nos EUA. Na União Europeia, o potencial é menor, pois lá(4) o programa energético prevê a utilização de 10% de combustíveis renováveis no consumo total em 2020. Cálculos da União da Indústria da Cana-de-Açúcar — Unica indicam que isso resultaria na demanda de 14 bilhões de litros de etanol por ano (outra parte seria atendida(5) por biodiesel).
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 18/02/2010, com adaptações)
Assinale a opção que apresenta trecho adequado para ser inserido, de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente, na lacuna do texto abaixo.
Bancos públicos e privados do País se expandem no mercado externo. A rede de bancos de capital nacional no exterior ampliou-se a partir da década de 1990, buscando, inicialmente, atrair depósitos e aplicações de imigrantes brasileiros espalhados pelo mundo, responsáveis por um volume considerável de remessas fianceiras para suas famílias, ou mesmo para seus negócios, no Brasil ........................................................ Já é clara, assim, a tendência para uma expansão global. O objetivo é claro: há todo o interesse dos bancos em acompanhar um número crescente de clientes empresariais brasileiros que já atuam nos quatro cantos do mundo, além de buscar novos negócios onde quer que se instalem.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 17/02/2010, com adaptações).
Assinale a opção que preenche, de maneira coerente e gramaticalmente correta, as lacunas do texto.
O que contribui para fortalecer o mercado formal de trabalho não ___1___ imposições legais, mas sim a liberação dos caminhos ___2___ aumento da produção e mais qualificação da mão de obra. Dados do próprio Ministério do Trabalho, recém divulgados, confirmam que 1,66 milhão de postos oferecidos no ano passado não foram preenchidos simplesmente devido ___3___ ausência da qualificação mínima exigida por parte dos pretendentes. Isso significa que o país deve persistir na busca de taxa de juros e carga fiscal baixas, ___4___de investimentos continuados em formação e treinamento de profissionais, ___5___a população possa aproveitar ao máximo as oportunidades abertas por este ano de projeções particularmente tão favoráveis.
(Adaptado de Zero Hora (RS), Editorial, 19/02/2010.)
Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.
O que aconteceria no mundo ___(1)___, num determinado período, nada, nem pessoas, nem patrimônios, nem atividades econômicas tivessem a cobertura de uma apólice de seguro? Se isso ___(2)____, os aviões não levantariam vôo, os navios não deixariam os portos e o transporte de pessoas não funcionaria ___(3)___falta de proteção da sua vida. Milhares de atendimentos médico-hospitalares deixariam de ser feitos sem seguro saúde. Milhares de veículos provavelmente não circulariam ____(4)____ seus proprietários não correriam o risco de acidentes sem o seguro de automóveis. Consequentemente, milhares de oficinas e seus empregados não teriam trabalho e poucos carros novos seriam vendidos. As grandes indústrias parariam de produzir porque os empresários, certamente, não iriam admitir que seus investimentos e empregados ficassem expostos ____(5)____ riscos de trabalhar sem a proteção do seguro.
(Discurso de João Elisio Ferraz de Campos no Senado. ViverSeguro, http:// www.fenaseg.org.br acesso: 11/02/2010)
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto.
A manutenção dos empregos é um atestado de que(1) os agentes econômicos, embora(2) assustados com as repecurssões(3) da crise nos países mais desenvolvidos, não perderam a confiança na economia brasileira. Não foi sem motivo. Graças aos sinais emitidos pelo próprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate à(4) inflação, no câmbio flutuante e com o menor sacrifício possível da política de superávits primários, já se sabia que a economia brasileira teria condições inéditas de escapar dos piores efeitos da situação. Mesmo tendo enfrentado(5) uma recessão, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte pressão por mudanças no câmbio, o governo sustentou a política econômica.
(Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010)