limpar filtros
Questões por página:

O número de habitantes desta capital da região Norte já ultrapassa a marca de 2 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, a capital ocupa a 7ª posição entre os municípios mais populosos do País.

A capital continuará crescendo em ritmo acelerado e recebendo um número maior de novos habitantes que são atraídos pelos empregos em suas indústrias.

O texto refere-se à cidade de

Em outubro, cerca de 2.000 pessoas, segundo cálculos da prefeitura, foram seduzidas por imagens de pepitas gigantes e sacos de dinheiro compartilhadas nos últimos dias nas redes sociais. Imagens que ninguém sabe dizer se são verdadeiras.

Chamada de "Nova Serra Pelada", a área atrai pessoas de todo o país.

(Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/mercado)

Esta nova área de atração de população se localiza no Estado

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu nesta quarta-feira (21/10) e manteve novamente os juros básicos da economia brasileira em 14,25% ao ano − permanecendo assim no maior patamar em nove anos. Em setembro, na reunião anterior do Comitê, os juros já tinham ficado inalterados.

(Adaptado de: http://g1.globo.com/economia/noticia)

O Copom é órgão

Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 pessoas receberam status de refugiados do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano (2015). Trata-se da nacionalidade com mais refugiados reconhecidos no Brasil.

O número é superior ao dos Estados Unidos (1.243) e ao de países no sul da Europa que recebem grandes quantidades de imigrantes ilegais.

(Adaptado de: http://www.bbc.com/portuguese/noticias)

Os refugiados citados na notícia têm origem

Considere a seguinte notícia divulgada em 2015:

No Brasil Central, um dos tipos de vegetação mais ameaçados, especialmente pela pecuária e pelo plantio de soja, é ......, que tem valor inestimável para o equilíbrio do planeta e para pesquisas científicas. Uma área imensa foi perdida, mas a boa notícia é que a taxa de degradação caiu nos últimos anos.

(Adaptado de: http://www.correiobraziliense.com.br)

A notícia de 2015 destaca o tipo de vegetação denominado