Questões da prova:
FUNCAB - 2013 - PC-ES - Psicólogo
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 20
Questões por página:
Questões por página:
No que diz respeito ao estresse no trabalho, é correto afirmar que:
A exposição do sujeito a uma situação de estresse extremo muitas vezes se torna traumático e pode levá-lo ao desenvolvimento de sintomas que caracterizam o diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático. Tal exposição inclui experiências traumáticas que podem ser resultantes de desastres naturais, acidentes, diferentes formas de violência, guerras etc. Quanto às formas como podem se apresentar os diversos sintomas que caracterizam esse diagnóstico, leia os itens abaixo e marque a alternativa correta.
I. Aguda, crônica e com início tardio – de acordo como início e a duração dos sintomas.
II. O evento traumático é revivido através de sonhos aflitivos.
III. Podem ocorrer tanto em vítimas como em testemunhas.
IV. Esquiva persistente de estímulos associados com o trauma.
V. Reatividade fisiológica na exposição a indícios internos ou externos que simbolizem ou lembrem o evento traumático.
Estão corretos:
I. Aguda, crônica e com início tardio – de acordo como início e a duração dos sintomas.
II. O evento traumático é revivido através de sonhos aflitivos.
III. Podem ocorrer tanto em vítimas como em testemunhas.
IV. Esquiva persistente de estímulos associados com o trauma.
V. Reatividade fisiológica na exposição a indícios internos ou externos que simbolizem ou lembrem o evento traumático.
Estão corretos:
Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: “a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes”. A que conceito essa definição se refere?
Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de:
Para a Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS/OMS-1990), a Promoção de Saúde constitui-se como a “soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, dirigidas ao desenvolvimento das melhores condições de saúde individual e coletiva”. A interdisciplinaridade é um dos fundamentos desse paradigma de atenção em saúde e se define como: