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Um fabricante de cerveja constatou que os consumidores passaram a preferir a cerveja de outra empresa, apesar de ter gosto similar ao da sua, porque, uma vez colocada no copo, proporcionava o tradicional colarinho como o dos chopes.
Ao inspecionar o produto da concorrência, ele descobriu um engenhoso dispositivo no fundo das latas que fazia uma injeção adicional de gás à bebida no momento de sua abertura. Assim, ele decidiu copiar o dispositivo e passou a colocá-lo em suas próprias latas.
Esse caso é um exemplo de
A respeito das ferramentas de gestão da qualidade, considere as afirmativas abaixo.

I - Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais, utilizado para precisar quais os problemas que deverão ser resolvidos e o prazo para que isso ocorra.
II - Programa 5S é um programa cujos principais papéis na indústria são os de evitar desperdícios, organizar e limpar áreas, melhorar condições sanitárias e ambientais de trabalho e incutir senso de autodisciplina nos trabalhadores.
III - Princípio de Pareto, como os demais modelos estatísticos, é um instrumento utilizado pelo departamento de qualidade da organização, que possibilita gerar ou criar ideias no menor espaço de tempo possível.

Está correto APENAS o que se afirma em
Uma peça deve ser fabricada segundo um complexo processo de usinagem que não é usual na empresa. Assim, a gerência decidiu realizar, antes do início da produção, um treinamento dos operadores encarregados, de modo a assegurar o domínio do processo e minimizar o índice de rejeição.
Como esse treinamento consome homens-hora e insumos de produção, esse “custo da qualidade" é classificado como custo de
Em vez de substituir o óleo de prensas hidráulicas a cada 2.000 horas de operação, uma forjaria optou por analisar regularmente amostras, através de espectrógrafo, o que possibilita a detecção de contaminações e alterações nas suas propriedades, de maneira oportuna. Isso redunda em menor gasto com óleo e ainda possibilita assegurar a vida útil dos equipamentos.
Tal conduta é um exemplo de manutenção
Uma empresa de transporte de cargas possui os seguintes dados sobre panes ocorridas em seus caminhões, nos últimos dois anos:



Cada pane custa à empresa, em média, R$ 3.000,00 em reparações e transbordo de cargas. Por isso, a gerência está cogitando contratar, por R$ 3.000,00/mês, uma firma especializada para realizar a manutenção preventiva em seus veículos. Contratualmente, as panes devem ficar limitadas a, no máximo, uma por mês, sendo que a firma contratada arcaria com os custos de reparação das panes excedentes que porventura ocorressem.
Assim sendo, verifica-se que a contratação da firma de manutenção preventiva