limpar filtros
Questões por página:
Insetos imaturos não possuem capacidade de voo, porém algumas larvas em último instar possuem grande capacidade de dispersão. Assinale o item que determina corretamente onde procurar e coletar imaturos no local do crime:
Antes do início das coletas, o comportamento dos insetos deve ser observado e sua posição ecológica deve ser determinada. Insetos adultos mais ágeis, como as moscas, podem ser encontrados no corpo e ao seu redor, bem como sobrevoando a área circunvizinha. São métodos para coleta de insetos na fase adulta:

I. Rede com abertura nas extremidades, colocadas diretamente em saco plástico adaptado à mesma por meio de um pregador de roupas; a rede deve ser colocada sobre o cadáver cuidadosamente.

II. Armadilha confeccionada com papel adesivo, em forma de tenda, com ângulo de 60°, montada à distância de 1 metro do corpo.

III. Armadilha para coleta da população que chega e da população recém-emergida, expondo o cadáver por maior tempo.

IV. Coleta próxima a janelas, que podem indicar uma geração que tenha se criado no cadáver e emergido do pupário.

V. Coleta com auxílio de pinças.

Desses métodos, são utilizados no Brasil:
Na coleta entomológica, na intenção de evitar a contaminação do local de crime e promover a autoproteção, o coletor deve utilizar equipamentos de proteção individual. Assinale o item que não é relacionado como EPI (Equipamento de proteção indivdual) para esse tipo de coleta:
Para a coleta de material entomológico é necessário que o entomologista esteja acompanhado do perito no local do crime. Neste caso, é necessário que se observem algumas regras básicas:

I. Evitar caminhar inadvertidamente pelo local destruindo vestígios.

II. Não movimentar objetos ou tocar no cadáver antes que os exames periciais tenham terminado.

III. Não manusear objetos onde possam existir impressões papiloscópicas latentes.

IV. Não remover evidências do local sem a permissão da autoridade responsável pela investigação.

Dos itens acima citados, estão corretos
.
A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna, mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Esta prática envolve diversos tipos de crime, incluindo contra a fauna. Assinale o item abaixo que descreve o comércio ilegal de fauna.