120 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 24
Questões por página:
A NBR 6023 fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação original, orientando a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos, para a citação em documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.
Segundo a NBR 10518 (2005), abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas diferentes que possuam a mesma raiz e o mesmo sentido, sempre que a ortografia o permitir.
Entre os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operação fuzzy.
Os esquemas de busca e recuperação da informação são, em princípio, tão variados quanto os métodos de organizar a informação. Assim, se os documentos do acervo forem organizados por assunto, um método de busca e recuperação será, obviamente, a busca e escolha diretas na estante; se os documentos forem organizados por tipo de suporte, não é possível a pesquisa direta na estante, tornando necessário o uso de algum tipo de índice ou catálogo sistemático.
Entende-se por documentação jurídica a reunião, análise e indexação da doutrina, da legislação leis, decretos, decretos-leis, atos, resoluções, portarias, projetos de leis ou de decretos legislativos ou de resoluções legislativas, ordens internas, circulares, exposições de motivos etc., da jurisprudência acórdãos, pareceres, recursos, decisões etc. e de todos os documentos oficiais relativos a atos normativos ou administrativos.
Cecília Andreotti Atienza. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979, p.19 (com adaptações).
Com relação ao assunto apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Em seu sentido mais abrangente, a ciência da informação é o estudo, pautado por critérios, princípios e métodos científicos, da informação, com todos seus desdobramentos em ciências aplicadas específicas e desenvolvimentos tecnológicos decorrentes, que, por sua vez, aceleram e catalisam os processos científico, inovador e criativo.