FCC - 2014 - TCE-PI - Jornalista
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A mídia (o conjunto de meios de comunicação de massa), por sua vez, é um espaço público, mas este espaço em si não é a polêmica, não é o debate. A mídia pode até ser encarada como um espaço institucional, mas ela, em si é como se fosse, fisicamente, uma tribuna. [...] Victor Gentilli considera que 'um jornal, visto como instrumento de difusão do trabalho do jornalista é, como decorrência, uma instituição social, mesmo que seja empresa privada'.

(SILVA, Luiz Martins: Jornalismo e interesse público. In: Jornalismo Político - Teoria, História e Técnicas. Rio de Janeiro, Record, 2006. p.51)

Os veículos, sejam eles públicos ou privados, devem seguir uma condição para exercer este papel de instituição social na produção jornalística, que é

Os responsáveis por perfis jornalísticos em redes sociais postam conteúdos relacionados à produção noticiosa dos demais canais da organização. Também existe a postagem de conteúdo de origem externa, desde que se verifique a veracidade da informação, evitando armadilhas. Quando um destes conteúdos externos passa por tais crivos e é compartilhado, é também necessário

No jornalismo, o cruzamento de mídias é a articulação entre diferentes meios (TV, rádio, impresso e web) para melhor informar o público numa determinada cobertura. Neste sistema integrado, cada cobertura deve ter um “veículo líder”, aquele que será o de maior abrangência de público, catalisando a produção dos demais integrantes desta plataforma informacional. A escolha do “veículo líder” se dá em função

O Twitter permite informar o público de uma instituição com grande rapidez. As postagens, normalmente são sucintas e, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto, se redigidas com apenas 110 caracteres, em vez de usar o limite de 140, permitem que os seguidores façam “retwitts” sem complicações. Além destas técnicas, também é útil para aprimorar o uso institucional desta rede
Diante do dinamismo no consumo de informações na internet, usa-se uma técnica para acrescentar informações a um texto sem alongá-lo, deixando a cargo do leitor a decisão por aprofundar-se no tema. Trata-se do acréscimo de links para outras páginas e/ou textos, tornando a leitura não linear. Este recurso é chamado