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Atua sobre as condições limitadoras e promotoras do desenvolvimento potencial das pessoas na organização, especialmente sobre as condições básicas para uma aprendizagem coletiva solidária; assume as condições de aprendizado como fatores propulsores ou realizadores do potencial de crescimento das pessoas; aposta na capacidade coletiva para moldar as mudanças. Na abordagem da liderança como potencial de aprendizagem coletiva, de Peter Senge (2000), estas são algumas habilidades do líder caracterizado com a metáfora:
Questão Anulada

Observe a figura abaixo, relativa a uma das configurações organizacionais, segundo Mintzberg (2006).



Sobre esta figura, é correto afirmar:

As concepções sobre as formas como surgem as mudanças organizacionais, se intencionais ou evolutivas, formais e planejadas ou informais, se partem da liderança ou de indivíduos e grupos, tomadas como extremos podem ser representadas como o esquema abaixo.

Concepções quanto à forma e condução das mudanças organizacionais



Nesta perspectiva, avalie as seguintes afirmativas sobre o processo de mudança organizacional:

I - A mudança planejada também pode ser chamada de programática, pois ela ocorre quando existe um sistema ou conjunto de elementos a ser seguido que varia de um nível macro, como o planejamento estratégico, até o micro no caso de melhorias da qualidade ou treinamento de pessoal.
II - A mudança conduzida é guiada por uma pessoa ou grupo que possua autoridade para acompanhar a mudança e garantir que ocorra. Neste caso são identificados os processos micro de racionalização de custos, reestruturação organizacional, até os macros como a cultura geral.
III - No caso da mudança desenvolvida ela apenas acontece, é orgânica e conduzida por pessoas fora do núcleo de autoridade da instituição. Pode ir de um nível micro como desafio político ao macro no caso do aprendizado estratégico.

Assinale:

O processo de mudança organizacional possui diferentes aspectos. Mintzberg (2006) utiliza a figura do cubo para caracterizar este processo. As faces do cubo mostram as duas principais dimensões da mudança, a estratégia e a organização. Acima e abaixo do cubo estão os níveis em que pode haver mudança, que vai desde uma mudança conceitual, das posições estratégicas e estrutura da organização, localizada no topo do cubo, até mudanças concretas, conforme figura abaixo.



Constituem a dimensão Organização, do nível concreto para o conceitual, os seguintes elementos:

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais: