limpar filtros
Questões por página:
Sobre o desenvolvimento embrionário dos camundongos, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação às linhagens isogênicas ou consanguíneas, analise as afirmativas a seguir.
I. Dois organismos são ditos isogênicos quando são geneticamente idênticos e suas similaridades genotípicas levam à uniformidade fenotípica, o que implica na redução de animais para se obter um resultado experimental estatisticamente significante.
II. As linhagens de roedores isogênicos são geradas por acasalamento irmão com irmã por pelo menos 20 gerações sucessivas, quando 98,7% de todos os loci do genoma estarão em homozigose.
III. O estado de homozigose total é atingido após 40 gerações de acasalamento irmão com irmã sem interrupção.
Assinale:
Sobre a maturação sexual dos roedores de laboratório, analise as afirmativas a seguir.
I. A diferenciação sexual pela ação da hipófise é geralmente realizada no sexto dia de vida no macho e antes do décimo segundo dia de vida na fêmea.
II. Na fêmea, as alterações que dependem da ação do estrógeno, tais como a cornificação do epitélio na abertura vaginal pode ocorrer entre 24 e 28 dias de idade.
III. A maturação sexual varia entre as linhagens e colônias de camundongos e está sujeita a influências sazonais e
ambientais.
Assinale:
Sobre o acasalamento para linhagens não consanguíneas, assinale a afirmativa incorreta.
Sobre os sistemas de acasalamento em roedores, analise as afirmativas a seguir.
I. Para se manter animais geneticamente definidos, o sistema de acasalamento deve ser determinado de acordo com as características biológicas de cada espécie ou linhagem.
II. No sistema de acasalamento permanente, podemos escolher entre o monogâmico, onde um único macho permanece com a mesma fêmea por toda sua vida reprodutiva, ou o sistema permanente poligâmico, no qual um único macho permanece com 2 (duas) ou mais
fêmeas por toda sua vida reprodutiva.
III. No sistema de acasalamento temporário, como o próprio nome diz, o macho é mantido com várias fêmeas, geralmente de 4 (quatro) a 5 (cinco) fêmeas. Estas são separadas do macho assim que for constatada a prenhez e retornam ao harém após o desmame da ninhada, neste caso há o aproveitamento do cio pós-parto.
Assinale: