Questões da prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde Pública - Ciências Sociais e Saúde nas Fronteiras
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
FIOCRUZ
Disciplina:
Serviço Social
Sobre o programa “Escolas Bilíngues de Fronteira", já expandido para a região de limite entre Brasil e Paraguai, é correto afirmar que:
Concurso:
FIOCRUZ
Disciplina:
Serviço Social
Assinale a afirmativa que apresenta uma razão explícita para explicar a assimetria na oferta de serviços públicos (notadamente nas áreas da educação e da saúde) entre Paraguai e Brasil em suas regiões de fronteira.
Concurso:
FIOCRUZ
Disciplina:
Serviço Social
A imprensa já noticiou o fato de que algumas escolas no município de Ponta Porã (MS) chegam a ter turmas nas séries iniciais formadas, em sua maioria, por crianças paraguaias.
A partir desta realidade, no que concerne às tarefas sociais a serem desenvolvidas por escolas implantadas em regiões de fronteiras internacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Estas escolas devem se preocupar com a problemática da identidade cultural de seus estudantes, criando condições de valorização e respeito entre todos, autóctones e migrantes.
II. O grande desafio destas escolas é investir na discriminação, reconhecendo a riqueza etnocultural de seus alunos e valorizando a trajetória particular dos grupos que as compõem.
III. O incipiente intercâmbio cultural entre estas escolas e o seu caráter formalista são vetores que obstam uma desintegração regional no contexto de fronteiras internacionais.
Assinale:
A partir desta realidade, no que concerne às tarefas sociais a serem desenvolvidas por escolas implantadas em regiões de fronteiras internacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Estas escolas devem se preocupar com a problemática da identidade cultural de seus estudantes, criando condições de valorização e respeito entre todos, autóctones e migrantes.
II. O grande desafio destas escolas é investir na discriminação, reconhecendo a riqueza etnocultural de seus alunos e valorizando a trajetória particular dos grupos que as compõem.
III. O incipiente intercâmbio cultural entre estas escolas e o seu caráter formalista são vetores que obstam uma desintegração regional no contexto de fronteiras internacionais.
Assinale:
Concurso:
FIOCRUZ
Disciplina:
Serviço Social
Até recentemente no Brasil, as políticas educacionais para as áreas de fronteira tomavam a sua realidade de forma unilateral e homogênea, sem considerar a singularidade fronteiriça que pressupõe, no mínimo, uma bilateralidade das relações.
Neste sentido, um aspecto socioeducativo tradicionalmente presente nos estudos nas áreas de fronteira é:
Neste sentido, um aspecto socioeducativo tradicionalmente presente nos estudos nas áreas de fronteira é:
Concurso:
FIOCRUZ
Disciplina:
Serviço Social
Ao dificultar o acesso à terra por determinadas nações indígenas em regiões de fronteira internacional, alguns atores sociais recorrem à desqualificação desses povos enquanto brasileiros, tratando-os como estrangeiros e imigrantes.
Tal prática de exclusão social é uma maneira própria do:
Tal prática de exclusão social é uma maneira própria do: