limpar filtros
Questões por página:
Eletroporação é uma técnica que permite, por meio de um aumento significativo na condutividade elétrica, a permeabilidade da membrana plasmática da célula com a aplicação de um campo elétrico externo. É normalmente usada em biologia molecular como uma forma de introduzir alguma substância dentro da célula. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir.

I. A eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.
II. A eletroforese em gel é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.
III. Existem vários tipos de eletroforese em gel para analisar proteínas durante o processo de purificação. Entre elas, estão a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil de sódio sulfatado (SDS-PAGE), a eletroforese em gel de poliacrilamida não desnaturante (Native PAGE) e o gel em duas dimensões.

Assinale:
A estrutura composta de polissacarídeos e glicoproteínas que envolve a parede celular de algumas bactérias é chamada de:
O processo de transformação constitui um evento de alta importância na técnica de manipulação gênica. A transformação natural descrita por Griffith, em 1928, e por Avery e colaboradores, em 1944, é um evento raro. No entanto, em 1970, Mandel e Higa encontraram que E. coli tornou-se marcadamente competente para transformação com DNA exógeno, quando a bactéria foi suspensa em cloreto de cálcio gelado e submetida a um curto choque térmico a 42 ºC. Com base neste texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Estes mesmos autores também verificaram que as bactérias crescidas até a fase log eram mais competentes do que aquelas isoladas de outros estágios do crescimento.
II. Para uma boa eficiência de transformação, o procedimento do cloreto de cálcio, usado até hoje, produz uma eficiência que varia de 101 a 103 transformantes por micrograma de DNA intacto.
III. O tamanho e a conformação da molécula do DNA afetam o processo de transformação e o DNA linear é mais facilmente incorporado pela célula bacteriana competente.

Assinale:
A fusão de proteínas com uma cauda de histidina é comumente empregada na tecnologia recombinante para facilitar a produção, a purificação, e a detecção de uma proteína de interesse. O primeiro passo neste processo é a inserção de uma seqüência que codifica de quatro a dez histidinas consecutivas na região N- ou C-terminal do gene da proteína a ser expressa. A proteína então passa a ter um tag de histidina fusionada a ela e esta proteína de fusão pode ser facilmente purificada usando uma cromatografia de afinidade cuja resina é imobilizada com metal.

Com base nessa informação, assinale alternativa correta.