124 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 25
Questões por página:
Com base nas ideias desenvolvidas no texto anterior, julgue (C ou E) o item seguinte.
Depreende-se do texto que, segundo o autor, a colonização cultural no Brasil ultrapassou o período da colonização política, fato evidenciado na dificuldade de afirmação da identidade literária brasileira.
Com base nas ideias desenvolvidas no texto anterior, julgue (C ou E) o item seguinte.
A sentença “José Veríssimo construiu um candeeiro em não sei quantas páginas” (R.16 e 17) é metáfora que expressa a crítica de Graciliano à descrição pormenorizada utilizada por José Veríssimo, em detrimento da construção de personagens verossímeis e de obras em cujo enredo ações e diálogos fossem adequados às figuras nelas retratadas.
Com base nas ideias desenvolvidas no texto anterior, julgue (C ou E) o item seguinte.
A frase “Tivemos damas das camélias em segunda mão” (R.13 e 14) expressa, em linguagem figurada, o que Graciliano denomina “contrafação de literaturas estranhas” (R.34) e, como indica o emprego da expressão “em segunda mão”, o desapreço do autor à produção literária que revelava tal influência.
Graciliano Ramos, ao mencionar fatos que revelam a influência da visão eurocêntrica na literatura de ficção produzida no Brasil, aponta a “falta de caráter dos brasileiros" (R.7 e 8), expressão em que, dados os sentidos do texto, o vocábulo “caráter" deve ser interpretado na acepção de falta de qualidade peculiar.
Com relação a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) o próximo item.
Os elementos semântico-sintáticos do fragmento de texto apresentado são insuficientes para se depreender a referência da expressão “mestre das Lições de Português” (R.7).