60 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 12
Questões por página:
Com relação às funções culturais e religiosas do mito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O mito interpreta a realidade: oferece uma interpretação para os fenômenos naturais, legitima práticas rituais ou instituições sociais e responde às grandes indagações que os homens se colocam.
( ) O mito é uma narrativa de façanhas realizadas pelos deuses, semideuses e heróis, projetadas em um tempo originário, capaz de garantir a justificativa religiosa e a imutabilidade dos valores e formas de existência de uma comunidade.
( ) O mito é uma explicação oral dos fenômenos naturais que falseia a realidade ao envolvê-la em uma dimensão mágico-religiosa.
As afirmativas são, respectivamente,
"São raros os fenômenos mágico-religiosos que não impliquem, de uma forma ou de outra, um certo simbolismo; (... ) todo fato mágico-religioso é uma cratofania, uma hierofania, uma teofania." Entende-se por______ a manifestação da divindade em forma sensível e indica-se por um ato de potência, uma manifestação de força associada à esfera do religioso ou do sobre-humano.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
"O homem toma conhecimento do sagrado porque este se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etímológico, a saber, que algo de sagrado nos é revelado".
(ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 13.)
Com base no trecho acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de hierofania.
O termo religião deriva do latim religio, mas a sua etimologia não tem uma única interpretação. Leia duas explicações diferentes para o sentido deste vocábulo.
"(...) aqueles que retomavam e, de alguma maneira, repercorriam tudo o que diz respeito ao culto dos deuses, foram chamados religiosos do verbo relegere, como elegante deriva de eligere [escolher]."
(CÍCERO. La natura divina (II, 28). Milano: Rizzoli, 2000, p.215.)
"Com este vínculo de piedade estamos próximos e ligados (religati) a Deus: disto tomou o nome religio, e não como Cícero interpreta, de relegendo".
(LACTÂNCIO. Le scienzedellereligioni (IV, 28). Brescia: Morcelliana, 1997, p. 286.)
Com base nos trechos citados, em relação ao sentido etimológico do vocábulo religião, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo foi usado tanto para designar os cultos romanos como a nova fé cristã.
II. Para Cícero, só os romanos possuem a verdadeira fé e podem ser considerados religiosos.
III. Para Lactâncio, o termo religião deriva de re-ligare, que significa o que ata os homens à natureza.
Assinale: