60 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Assinale a opção que apresenta uma relação correta entre competências e habilidades propostas nas OCEM.
“O caldeirão de tensões geopolíticas no Oriente Médio é o principal foco de instabilidade da ordem mundial pós Guerra Fria. Petróleo, terror global, nacionalismos em choque e conflitos religiosos se misturam no complexo cenário estratégico da região.”
(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.)
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. As tentativas de paz no Oriente Médio esbarram no traçado das fronteiras do futuro Estado territorial palestino, porque Israel não aceita devolver o conjunto da Cisjordânia onde se encontram blocos de colônias judaicas.
II. As ações destinadas à criação de um Estado curdo contribuem para aumentar o clima de instabilidade na região, pois isso significaria a reorganização das fronteiras políticas e um novo rearranjo na geopolítica do petróleo.
III. Os países do golfo Pérsico são os maiores produtores de petróleo do mundo, e a maior parte da produção é controlada pelos islâmicos xiitas da Arábia Saudita, que mantêm uma política de animosidade constante com os Estados Unidos.
Assinale:
“Na Amazônia Oriental, os assentamentos da reforma agrária, as áreas quilombolas e as reservas indígenas são territórios conquistados pelos movimentos sociais. Mas, enfrentam dificuldades de viabilização.”
(Adaptado de COELHO, Maria Célia N. Reflexões a propósito do futuro dos assentados e das populações quilombolas em áreas de mineração da Amazônia Oriental. SP: Annablume, 2006.)
As opções a seguir apresentam razões para essas dificuldades, à exceção de uma. Assinale-a.
I. Crises e recessões são a norma da história do capitalismo mundial. Estas ocorrem tanto em economias emergentes quanto em economias industrialmente avançadas.
II. Como os mercados financeiros são interligados, aumenta a transmissão de riscos entre eles. Uma crise em um desses centros pode atingir outros mercados financeiros.
III. Os paraísos fiscais são utilizados em esquemas de evasão fiscal e em operações consideradas ilegais por muitos países. Neles existe uma variedade de serviços à disposição de instituições e agentes bancários e financeiros que operam em escala global.
Assinale:
Nesta publicação, numa posição mais radical do que a da então Nova Geografia, Lacoste apresenta