limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A coinfecção por Trypanosoma cruzi e vírus da imunodeficiência humana (HIV) eleva o risco de reativação da tripanosomíase em pacientes com doença de Chagas crônica, na vigência de imunodepressão causada pelo HIV, particularmente naqueles com linfócitos T-CD4+ < 200.
mostrar texto associado
No primeiro episódio de herpes genital, o paciente apresenta pequenas lesões ulcerativas na região anogenital, que são precedidas por lesões vesiculosas isoladas ou agrupadas, cujo aparecimento, por sua vez, é precedido de ardor ou prurido. A maioria dos pacientes apresenta novo episódio após doze meses, em decorrência da reativação dos vírus.
mostrar texto associado
Embora a incidência de fraturas ósseas não seja elevada em pessoas que usam glicocorticoides (GC) cronicamente — com taxas de incidência inferiores àquelas encontradas na osteoporose pós-menopausa ou senil —, deve-se administrá-los com cautela, porque o uso de GC provoca perda de massa óssea, sobretudo de osso cortical.
mostrar texto associado
Trauma físico, uso de diuréticos e ingestão de álcool são fatores que podem desencadear uma crise de gota, estando a terapia redutora de ácido úrico indicada para a prevenção de crises recorrentes ou no caso de haver complicações como tofos, artropatia ou alterações radiológicas típicas da doença.
A longo prazo, o alopurinol é efetivo para a prevenção das crises.
mostrar texto associado
Nesse caso, está indicado o bloqueio do sistema renina-angiotensina (SRA) para a redução da pressão hidrostática no capilar glomerular e o restabelecimento das propriedades da membrana glomerular. O bloqueio do SRA com agentes inibidores da enzima conversora da angiotensina ou antagonistas do receptor da angiotensina II confere benefício adicional sobre a função renal, independentemente da redução da pressão arterial.