Questões da prova:
CESGRANRIO - 2016 - TRANSPETRO - Segundo Oficial de Náutica
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Questões por página:
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Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Não definido
Em relação aos hélices dos navios, considere as afirmativas a seguir.
I - O passo do hélice é a distância longitudinal percorrida pelo hélice para cada volta completa que uma pá executa em torno do eixo que une o hélice ao motor.
II - Os impelidores laterais localizados na proa de um navio são chamados de stern-thrusters, enquanto os localizados na popa do navio são chamados de bow-thrusters.
III - Um hélice de passo variável possui o mesmo ângulo de passo ao longo de toda a superfície da pá, fazendo com que a pá seja reta e ocupe um só plano.
É correto APENAS o que se afirma em
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Não definido
Em tempo calmo, sem turbulência, quando ocorre uma camada superior de ar quente e seco sobre uma camada de superfície de ar frio e úmido, pode surgir uma condição denominada super-refração das ondas-radar.
Nessa condição, a curvatura da trajetória das ondas-radar será
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Não definido
Tendo em vista o RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mecânica com comprimento igual a 150 metros, em movimento durante a noite, deve, SOMENTE, exibir as
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Não definido
Quando um transponder radar de busca e salvamento (SART) responde à emissão de um radar de um navio de salvamento operando na banda X, serão apresentados, na tela desse radar, 12 pontos padrões ao longo da linha de marcação, indicando a posição do SART.
Ao aproximar-se do SART, essa linha com os 12 pontos tende a se expandir em arcos concêntricos que formarão círculos concêntricos quando a distância do SART for cerca de
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Não definido
Com relação ao sistema GMDSS por satélite COSPAS-SARSAT, considere as afirmativas abaixo.
I – O COSPAS-SARSAT inclui dois tipos de satélites, aqueles em órbita polar de baixa altitude, que formam o sistema GEOSAR, e aqueles em órbita geoestacionária, que formam o sistema LEOSAR.
II – O COSPAS-SARSAT é um sistema por satélite para auxílio SAR, designado para localizar balizas de socorro que transmitam na frequência de 406 MHz.
III – O acionamento acidental da EPIRB do COSPAS-SARSAT ocasiona um alerta falso que deverá ser cancelado através de mensagem a uma estação costeira ou ao RCC responsável pela Área de Responsabilidade SAR onde se está navegando.
É correto APENAS o que se afirma em