65 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 13
Questões por página:
A consciência é uma função psíquica por meio da qual o homem pode perceber a si mesmo, as outras pessoas e o contexto em que esteja inserido. Relaciona-se às demais funções psíquicas como a percepção e a sensação, dentre outras. Contudo, o estado de consciência pode variar, fazendo com que um sujeito experiencie outros tantos níveis ou estados, tais como perturbações e prejuízos em distintas dimensões da vida. Relacione adequadamente os termos aos conceitos.
1. Confusão mental.
2. Estreitamento.
3. Obnubilação simples.
4. Obnubilação oniroide.
( ) Define estados crepusculares, delírios, alucinações, agitação ou inibição psicomotora, intensas descargas emocionais, transe, sonambulismo, estereotipias, dentre outros.
( ) Conhecida também por turvação da consciência, ou ainda por amência, perde-se a relação entre os processos psíquicos na realização do pensamento, da memória e da percepção.
( ) Caracteriza-se por ausência de sintomas psicóticos, intensa sonolência, hipoprosexia, desorientação espaço-temporal, pensamento alentecido, hipoestesia, hipomnesia; apatia e inibição psicomotora.
( ) Envolve sintomas psicóticos, ilusões, pseudoalucinações visuais, ideias deliroides, dificuldade de concentração e exarcebação da atenção espontânea, desagregação de pensamento, desorientação temporoespacial, exaltação afetiva, dentre outros.
A sequência está correta em
As funções psicológicas superiores, dentre elas atenção, memória, imaginação, pensamento e linguagem são organizadas em sistemas funcionais, cuja finalidade é organizar adequadamente a vida mental de um indivíduo em seu meio. Além dessas, consideram-se também a consciência, a sensação e a percepção, a criatividade, a inteligência, a orientação etc. Em caso de disfuncionalidade desses sistemas e/ou demais funções, identifica-se o que se pode denominar por desorganização mental ou um transtorno psicológico. Tendo isso em vista e a respeito das alterações do pensamento, analise as afirmativas a seguir.
I. A ideação anancástica consiste em ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que irrompem subitamente a consciência.
II. Quando a ideação é do tipo suicida, revela um indivíduo desconfiado, com intensa raiva manifesta ou com antecedentes de violência.
III. A ideação tipo fóbica consiste em um medo irracional de situação ou coisa que irrompe subitamente na consciência do indivíduo, despertando intensos sentimentos de ansiedade.
IV. Quando as alterações são do tipo obsessivo, caracterizam-se por ser inevitáveis e incompreensíveis e vivenciados como intrusivos e inapropriados, ocasionando ansiedade ou intenso desconforto.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Instrumentos de avaliação, que têm por objetivo medir a intensidade de sintomas de depressão, têm alcançado um papel de destaque no meio clínico e de pesquisa, por conseguirem avaliar sentimentos subjetivos e de autopercepção, aspectos importantes para auxiliar no diagnóstico formal da depressão e que são mais difíceis de serem observados apenas pela avaliação clínica.”
(Paranhos, Argimon & Werlang, 2010.)
A afetividade é um tema de importância para a compreensão de psicopatologias. Os afetos consistem, pois, em estados psíquicos subjetivos que se caracterizam pela propriedade de serem agradáveis ou desagradáveis. Nesse sentido é possível afirmar que o conceito de afetividade abrange emoções, sentimentos, paixões e humor. Tendo em vista tais considerações sobre a afetividade, assinale a afirmativa correta.