60 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 12
Questões por página:
Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013, p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.
I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.
II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.
III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.
IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.
Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013, p.2) as afirmativas:
Faleiros (1997, p.13-17) analisou o desenvolvimento histórico do objeto de intervenção do Assistente Social no Brasil desde a década de 30 até finais dos anos 90 do século XX. Isso posto, julgue os itens abaixo avaliando quais deles apresentam correspondência ao pensamento do autor.
I. Os Assistentes Sociais formados na década de 30 tinham como objeto de sua intervenção qualificar a população trabalhadora para contrapor-se ao Estado.
II. Em meados da década de 30 pressupunha-se que os profissionais formados nas escolas recém-fundadas fossem atuar na mudança de comportamento das famílias e das pessoas.
III. Dentre os aspectos trabalhados pelos Assistentes Sociais, quando do surgimento do Serviço Social enquanto profissão no Brasil, destacam-se as orientações para que os atendidos melhorassem suas condições quanto à higiene, à moram e à sua inserção na ordem social.
IV. No contexto da ditadura militar observamos um rompimento do Serviço Social com os ideais do Estado brasileiro.
Estão de acordo com as argumentações de Faleiros (1997, p.13-17) os itens:
Dentre os diversos teóricos que estudam o surgimento do Serviço Social no Brasil enquanto profissão, destacamos a abordagem de Netto (2001, p.74-75). Segundo o autor a profissionalização do Serviço Social no Brasil está relacionada a determinados fenômenos, dentre os quais podemos destacar os que estão citados nas alternativas:
I. A profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a “questão social”.
II. O mercado de trabalho do Assistente Social, quando surge, não estabelece relação com a execução das políticas sociais.
III. O objeto de intervenção do Assistente Social, desde seu surgimento como profissão, é a elaboração da política social.
IV. É a ordem monopólica que cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.
Estão corretas as alternativas:
Mioto (2009), no texto “Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias”, descreve algumas das abordagens utilizadas pelo Serviço Social, dentre elas as denominadas “orientação” e “acompanhamento” (OP.CIT., p.2-3). Verifique as alternativas abaixo a fim de identificar quais possuem correspondência ao pensamento da autora no trecho citado.
I. A orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa que, como os próprios nomes indicam, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias.
II. A orientação e o acompanhamento são abordagens que o Assistente Social não tem utilizado atualmente em decorrência das argumentações em contrário do conjunto CFESS/CRESS.
III. A orientação e o acompanhamento são determinadas pelo paradigma teórico-metodológico e ético-político dos profissionais que as realizam.
IV. A orientação e o acompanhamento não assumem objetivos diferenciados e formas particulares de desenvolvimento de acordo com as demandas e as necessidades advindas dos diferentes âmbitos em que transitam os assistentes sociais.
Estão corretas as afirmativas: