Questões da prova:
IBFC - 2015 - PM-MG - Professor - Artes
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto. II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas. III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc. Estão corretas as afirmativas:
O aluno, ao tomar conhecimento do mundo musical, em seus aspectos históricos, sociais e étnicos, terá a oportunidade de conhecer a produção musical do ser humano em várias épocas e estilos. Sobre o estudo da música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos segundo o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. É importante que o professor foque o ensino apenas na sua experiência musical, levando os alunos a estilos clássicos musicais. II. O professor deve ter conhecimentos gerais em música e relacionar esse repertório a seus respectivos contextos sociais. III. Uma das formas de ensinar é relacionar as músicas ao meio social em que são produzidas, estabelecendo uma relação crítica com a música produzida para o consumo em massa. Estão corretas as afirmativas:
O ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas faz parte do ensino do Eixo Temático III – Conhecimento e Expressão em Música. Sobre esse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O aluno deve ser capaz apenas de identificar e não de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados. ( ) O aluno deve saber identificar sons em diferentes fontes sonoras (sopro, cordas, percutido, eletrônicos) observando altura, intensidade, timbre e durações. ( ) O professor deverá saber noções de acústica e sobre as várias formas de produção de som. ( ) O professor não deverá despertar a consciência do excesso de barulho para que haja momentos de silêncio como forma de limpeza dos ouvidos. ( ) O aluno precisa conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Atentar para a produção sonora, reconhecendo e construindo diversas fontes sonoras, possibilita ao aluno familiarizar-se com um rico universo de sons que estimulará sua curiosidade e ampliará suas referências no que tange à utilização dessas fontes sonoras como instrumentos para a prática musical. Sobre o ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas de acordo com a proposta curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
O ensino da improvisação coreográfica é importante, pois coloca o aluno frente à situação de descobrir/ desenvolver suas próprias potencialidades na criação e execução de movimentos. Sobre o ensino da improvisação coreográfica na visão do Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A improvisação favorece a criatividade e a desenvoltura física do aluno no momento específico da condição do ato de improvisar. Sem deixar de lado a possibilidade de ir além do que já possui, quanto às suas habilidades, ele pode sentir-se mais seguro na realização de algo que domine por ser feito com base em suas possibilidades. II. O aluno não deve ser estimulado a usar seu repertório prévio: deve-se sempre evitar o uso da herança cultural geral. III. É importante que o professor esteja atento à inibição natural de alguns alunos, uma vez que estão expondo seu próprio corpo à observação de todos (professor e colegas), pois vencer a barreira não é tão simples como, a princípio, possa parecer. Estão corretas as afirmativas: