60 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 12
Questões por página:
Na legislação que define o Ensino Religioso como área de conhecimento, encontram-se as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental no Brasil, desde a sanção da LDBN, ou seja, da Lei nº 9394/96. São instituídas através da Resolução nº 2, de 7 de abril de 1998, pela Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Assinale a alternativa correta:
Torna-se imprescindível para o educador de Ensino Religioso ter uma formação teórica que contemple o conhecimento necessário, para conduzir as discussões dentro de sala de aula, para manter sempre a atenção e o respeito às diferentes concepções religiosas. Vivemos em “[...] um mundo das ‘religiões e religiosidades’ porque, se queremos compreender melhor a realidade religiosa em nossas sociedades, não podemos limitar nosso enfoque às religiões instituídas, por mais diversificadas que sejam” (SOUZA, p.34).E, atualmente, é preciso lembrar que muitas pessoas têm um modo particular de expressar sua religiosidade, apesar de não seguirem os preceitos e códigos de uma religião em particular. Elas também precisam ser respeitadas e ouvidas, ainda que não estejam vinculadas à nenhuma religião convencionalmente reconhecida como tal. Para Cruz (2012, p.7): “é importante que o amor tão exigido em cada religião não se transforme em rejeição quando religiões diferentes entram em contato”.
Assinale a afirmativa coerente com o texto acima:
A importância de uma reflexão sobre as manifestações religiosas, sobretudo no campo educacional, se deve a uma preocupação em relação aos desafios, conflitos e tensões gerados no âmbito da cultura da escola pública brasileira provocados pelo ensino religioso e pela presença do pentecostalismo. No processo de construção do objeto, a temática da manifestação religiosa foi sendo identificada com o crescente número de profissionais evangélicos, no espaço escolar, que provocam interrogações e objeções a uma prática pedagógica que sempre incorporou determinadas expressões da cultura popular (festa junina, carnaval etc.). A educação enquanto prática social enfrenta o desafio que começa com o entrelaçamento entre o social e o histórico e caminha em direção ao debate sobre manifestação religiosa, ensino religioso na escola pública com a finalidade de buscar a compreensão dos desafios singulares do capitalismo contemporâneo que perpassam na educação.Examinando as manifestações religiosas e o ensino religioso na escola pública tem-se o desejo de compreendê-las como uma chave que nos permite abrir para os desafios da contemporaneidade, uma vez que Bauman reconhece que “os movimentos religiosos de hoje têm uma capacidade singular de revelar os males da sociedade, sobre os quais eles têm seu próprio diagnóstico” (BAUMAN,1998, p.226).
Analise as duas afirmativas abaixo, com relação às manifestações religiosas contemporâneas:
I. Diferentemente do que se verificava à época moderna em que o processo de laicização foi a característica marcante para desenvolver a pedagogia moderna (laica, racional, científica), a pedagogia contemporânea se destaca por um ressurgimento da religião.
II. Este fenômeno significa uma virada inesperada dos acontecimentos. Considerando-se que o fundamentalismo como a cultura híbrida são expressões dessa mudança histórica que ajudam a compreender as dificuldades que enfrentamos no presente, esta constatação leva a entender a história como entrecruzamento do novo como velho.
Assinale a alternativa correta:
É preciso compreender a dimensão política da problemática epistemológica e perceber o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religiosidade para a formação do educando. O Ensino religioso, como disciplina integrante do sistema educacional na sua globalidade, é o processo de educação da dimensão religiosa do ser humano que, na busca da razão de existir, “[...] realiza a experiência do religioso, num movimento de relação profunda consigo mesmo, com o mundo cósmico, com o outro, seu semelhante, e com o Transcendente.” (FIGUEIREDO,1995, p.110). Contribuindo nessa temática e pautando-a, P a u l Tillich traz uma concepção importante sobre o Ensino Religioso, quando trata de religiosidade como algo intrínseco ao ser humano, enquanto uma dimensão de profundidade de todas as dimensões humanas. Para Tillich a religião não é a instituição na qual se realiza o contato entre Deus e o homem, mas ser religioso significa estar apaixonado pela pesquisa do sentido da vida e estar aberto a qualquer resposta que possa surgir. E, essa concepção de religiosidade de Tillich nos aponta perspectivas de diálogo interreligioso, ao pensar nas fronteiras que instituem o diálogo crítico como forma de ampliar a compreensão dos fenômenos. Analise as afirmativas a seguir:
I. “A vida sob a dimensão do espírito se expressa numa função que é definida pela autotranscedência da vida, isto é, religião.”
II. “A religião, enquanto autotranscedência da vida no reino do espírito, é a busca por uma resposta pelo sentido da vida.”
III. “A realização da busca da vida sem ambiguidade transcende qualquer forma ou símbolo religioso no qual possa se expressar.”
As afirmações que espelham o pensamento de Paul Tillich são:
Na forma do art.33 da Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, alterado pela Lei nº 9475 de 22 de julho de 1997, segundo a Resolução 02/98, as áreas de conhecimento estão agrupadas em: Língua Portuguesa, Língua Materna para populações indígenas e migrantes, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física, Educação Religiosa.
Analise as afirmativas seguintes:
I. A Resolução nº 02/98 referida é precedida do Parecer nº 04, aprovado em 29 de janeiro de 1998, que estabelece as normas a serem observadas pelos sistemas de ensino sobre os aspectos considerados fundamentais na implantação das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.
II. A disciplina Ensino Religioso perdeu a sua configuração primeira como tal e foi absorvida, em sua natureza e em toda extensão, pela Educação Religiosa enquanto área de conhecimento, nos termos da citada Resolução, após o pronunciamento do Parecer 04/98 sobre a matéria em pauta.
Assinale a alternativa que indica a correta relação entre as afirmativas I e II: