limpar filtros
Questões por página:
As infecções hospitalares são as mais frequentes e importantes complicações ocorridas em pacientes hospitalizados. No Brasil, estima-se que 5% a 15% dos pacientes internados contraem alguma infecção hospitalar. Uma infecção hospitalar acresce, em média,5 a 10 dias ao período de internação. Além disso, os gastos relacionados a procedimentos diagnósticos e terapêuticas da infecção hospitalar fazem com que o custo seja elevado”. Determina-se como Infecção Hospitalar:
“O método de Lee – White, também conhecido como Tempo de Coagulação é um teste hematológico simples, que corresponde ao tempo gasto para o sangue coagular, quando registrado no organismo. Fornece dados relativos ao sistema de coagulação do sangue, a partir do entendimento do processo de hemostasia. Ainda que utilizado na rotina, o Tempo de Coagulação é um teste sujeito a numerosas variáveis e que atualmente deve ser substituído pelo tempo de tromboplastina parcial.” Sobre o processo de hemostasia no qual se baseia o Método de Lee-White é correto afirmar que o mesmo é regulado por mecanismos como: I. Mecanismos extravasculares, que incluem a constituição e a elasticidade dos tecidos na periferia dos vasos. II Mecanismos vasculares, que se relacionam à elasticidade e tônus da parede vascular. III. Mecanismos intravasculares, que são principalmente aqueles associados a substâncias envolvidas no processo de coagulação do sangue.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Tendo em mente o Uso Racional de Antimicrobianos aplicado à clínica e terapêutica, considera-se o uso de antibióticos bactericidas, notadamente importante em:
“A Esquistossomose, também conhecida popularmente como xistosa, xistossomose, doença dos caramujos e barriga d’água, tem como agente etiológico o Schistosoma mansoni. O parasito necessita de dois hospedeiros de espécies diferentes, um vertebrado e outro invertebrado, para completar o seu ciclo evolutivo. O homem, quando infectado pelo S. mansoni, elimina ovos do verme nas fezes, que em contato com a água rompem-se liberando larvas ciliadas, denominadas miracídios. O miracídio penetra em caramujos aquáticos, desenvolve-se, e é eliminado na água sob uma nova forma de larva, flagelada, denominada cercária. Esta, ao penetrar na pele ou mucosa das pessoas, inicia nova fase do seu ciclo. A doença pode simular outras patologias, sendo o diagnóstico laboratorial feito pelo exame parasitológico das fezes.” Nos casos de inquéritos populacionais e investigações epidemiológicas da incidência e prevalência da doença, é correto afirmar que a OMS recomenda, para o diagnóstico laboratorial da Esquistossomose:
“O exame qualitativo de urina (EQU), ou EAS ou Urina Rotina, é um conjunto de provas não-invasivas e baratas que fornecem informações sobre várias funções metabólicas do organismo. É útil no diagnóstico e tratamento de doença renal ou do trato urinário como, também, na detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas com o rim.” É importante na avaliação do exame de Urina Rotina ter em mente alterações causadas por fatores interferentes como: I. O ácido ascórbico, o qual pode levar a um resultado falso negativo para bilirrubina na amostra. II. Agentes oxidantes, como o hipoclorito, que pode gerar um falso positivo para glicose na amostra. III. Corantes naturais, como da própria beterraba, gerando falso positivo para nitrito.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: