30 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 6
Questões por página:
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A adolescência é a transição entre a dependência infantil e a autonomia adulta, caracterizada por transações afetivas relacionais, sociocognitivas, sexuais, identitárias e normativas, de lutos e desilusões, de prazer e gozo, as quais não ocorrem sem angústia ou ______________ (SELOSSE,1997). Portanto, deve ser considerada como uma transformação social, mais do que _____________, de modo que, ao se tratar de dificuldades associadas aos adolescentes, passe a ser a única forma de pensamento capaz de conceituar os problemas e melhorar as possibilidades de um tratamento efetivo.
(Fishman,1996).
A marginalização do menor é aspecto e manifestação do processo social que exclui certos grupos sociais, os quais, por sua vez, marginalizam em massa o menor, quando
I. transferem para este menor as marcas de sua indigência econômica e financeira.
II. o abandonam, carente e desassistido, forçando-o à prática de atividade marginalizantes.
III. provocam, pelas condições de mobilidade, habitação, saúde, incultura, subdesenvolvimento etc., a desintegração individual do jovem em todos os aspectos.
É correto o que está contido em:
Com relação ao abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas, analise as assertivas abaixo.
I. As bebidas alcoólicas e o cigarro são dois exemplos de drogas ilícitas no Brasil, isto é, a venda desses produtos não é permitida por lei para menores de 18 (dezoito) anos.
II. As drogas ativam ou desativam certos neurotransmissores do sistema nervoso central e podem atuar de três formas: como depressoras, estimulantes ou perturbadoras.
III. Os efeitos fisiológicos das drogas estão associados ao metabolismo específico de cada uma, mas está comprovado que o constante uso de todas elas leva a várias doenças, além de causar a dependência já mencionada.
É correto o que se afirma em
Com relação ao alcoolismo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Não se sabe precisamente a relação entre alcoolismo e hereditariedade, entretanto, é de conhecimento que a relação existe: um indivíduo tem quatro vezes mais chances de ter problemas com a bebida se seus pais eram alcoólatras. Estrutura psíquica e influências familiares e culturais são outros aspectos que podem levar a essa moléstia.
( ) Um primeiro ponto é que o alcoolismo não se dá de forma imediata. Geralmente, torna-se um hábito, tomando um papel de destaque na vida do sujeito. Embriaguez, alteração drástica de humor e, após o evento “ressaca moral”, vão se tornando cada vez mais frequentes: casos sucessivos de abuso do álcool.
( ) Beber pela manhã nos últimos doze meses; tentar, sem sucesso, parar de fazer o uso do álcool por uma semana ou mais; sentir ressentimento das pessoas que tentam oferecer conselho em relação a esta temática; problemas no lar por causa da bebida; não se lembrar de certos momentos que ocorreram enquanto fazia o uso do álcool, dentre alguns outros sintomas, podem indicar o alcoolismo em potencial ou propriamente dito.
As drogas são substâncias capazes de produzir alterações nas sensações
I. físicas.
II. psíquicas.
III. emocionais.
É correto o que está contido em