limpar filtros
Questões por página:

Considere que documentos a serem referenciados não possuem numeração de páginas. No entanto, as normas brasileiras indicam que a numeração de páginas, ou ainda, a falta de numeração das páginas do documento citado, seja informado na referência.

I. BRANSKI, R. M. Recuperação de informações na web. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.9, n.1, Paginação irregular. jan./jun.2004.

II. PROJETO indexando o mundo. Rio de Janeiro: Agora e Amanhã,2015. Não paginado.

III. PINHEIRO, Lena. V. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da Ciência da Informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v.15, n.1, sem páginas, jan./jun.2005. Disponível em:<http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/51/1521>. Acesso em: 28 jul.2017.

IV. SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning,2008. (s.p.).

V. VIDOTTI, S. A. B. G.; CUSIN, C. A.; CORRADI, J. A. M. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: GUIMARÃES, J. A. C.; FUJITA, M. S. L. (Org.). Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica,2008. p. -.


Está CORRETO o que consta apenas em:

Considere os autores e suas nacionalidades. Com base no AACR2, cada entrada de autor por Responsabilidade Individual deve ser realizada de acordo com sua língua, ou ainda, idioma do país que reside ou exerce atividade.
I. Johann Wolfgang von Goethe – nacionalidade alemã. II. Augustus de Morgan – nacionalidade inglesa. III. Martinho Augusto da Fonseca – nacionalidade portuguesa. IV. Yi-Fu Tuan – nacionalidade chinesa. V. Antônio Luiz de Oliveira Filho – nacionalidade brasileira.

Em relação à entrada por Responsabilidade Individual, assinale a alternativa CORRETA.

A literacia digital constitui-se na “extensão da lógica da própria literacia, da mesma forma que o hipertexto é uma extensão da experiência da leitura tradicional”.


FONTE: PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando M. da; RAMOS, Fernando (org.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Ed. SENAC,2014. p.99-100.


Sobre a literacia digital, é CORRETO afirmar que

Trata(m)-se de função(ões) de tomada de decisão no planejamento e na elaboração de políticas para biblioteca:

Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças na forma como as pessoas se relacionam com a informação. Constata-se uma crescente migração para o uso de sistemas de informação automatizados, o que ampliou também a tipologia de técnicas utilizadas. Quanto a essas técnicas, analise as afirmações a seguir.

I. Card Sorting é uma técnica de amplo potencial de uso nas pesquisas de avaliação de usabilidade no ambiente Web da Internet e visa a verificar como os usuários agrupam as informações de forma que sejam úteis e permitam criar organizações adequadas ao seu modelo mental.

II. Brainwriting é uma técnica aplicada à geração de ideias para solucionar um determinado problema de informação, em curto período de tempo.

III. Avaliação heurística é uma técnica que possibilita a análise do fluxo de tarefa e dos objetivos de interação de um sistema em qualquer fase do seu desenvolvimento.


Está CORRETO o que ser afirma apenas em: