90 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 18
Questões por página:
Um homem, de trinta e oito anos de idade, sem antecedentes patológicos e queixas, procurou uma unidade de saúde para realizar exame periódico. No exame físico, constatou-se que o paciente estava eupneico e acianótico; bom estado geral; pressão arterial de 114 mmHg × 66 mm/Hg; frequência cardíaca de 68 bpm; e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros. O restante do exame físico foi normal. Os exames laboratoriais e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O eletrocardiograma (com calibração padrão), que foi realizado na chegada ao pronto atendimento, é mostrado na figura a seguir.
Nesse caso clínico, o médico deve
Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, foi diagnosticada como portadora de hipotireoidismo devido à tireoidite de Hashimoto, há seis anos. Vem recebendo tratamento adequado com 88 mcg de levotiroxina há cinco anos. Até recentemente, ela apresentava boa resposta clínica e bioquímica ao referido tratamento. A paciente informou que, há dois meses, começou a usar anticonceptivo oral e, nos últimos trinta dias, vem apresentando cansaço e intolerância ao frio. No exame físico, não foram constatadas alterações significativas. O resultado do TSH (thyroid-stimulating hormone) foi de 11,2 mU/L (valor de referência: 0,3 – 4,0 mU/L), e o da T4 livre (tiroxina livre) foi de 1,2 ng/dL (valor de referência: 0,7 – 1,5 ng/dL). Os demais exames não mostraram alterações relevantes.
Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica inclui
Uma paciente, de sessenta e seis anos de idade, previamente hígida, referiu que há três dias apresenta quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5° C), sintomas acompanhados de tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. No exame físico, a paciente estava orientada; febril; acianótica; frequência cardíaca de 106 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de oxigênio em ar ambiente de 91%; e pressão arterial de 102 mmHg × 64 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão direito. Ademais, não foram observadas alterações significativas. O raio X do tórax evidenciou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar direito. Os exames laboratoriais mostraram hemograma com 13.090 leucócitos e sem desvio à esquerda; ureia = 56 mg/dL; ecreatinina = 1,3 mg/dL. Os demais exames não revelaram alterações relevantes.
Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica para a paciente consiste no(a)