limpar filtros
Questões por página:

[...]

Um determinado fármaco é contraindicado a gatos, por provocar intoxicação grave com risco de morte devido a baixos níveis de glicuroniltransferase, enzima responsável pela etapa final da metabolização do fármaco, resultando em deficiência na glicuronidação e provocando rápida saturação da via de sulfatação, gerando quantidade elevada do metabólito tóxico reativo, o N-acetil-pbenzoquinona. Este metabólito é inativado pela conjugação com a glutationa hepática e eritrocitário, havendo rápida depleção das reservas da glutationa. Por isso, os metabólitos tóxicos reativos se acumulam, causando lesão oxidativa hepatocelular e à hemoglobina, provocando metemoglobinemia e formação de corpúsculo de Heinz. Os sinais clínicos principais são cianose severa; depressão, icterícia, edema de face e membros, taquipneia, dispneia entre outros.

(DORIGON et al.,2013, SANT’ANA,2009).


Que fármaco é este?

Canino, SRD,15 anos e 12 kg, apresenta como queixa principal: apatia, anorexia, emese e fezes pastosas escuras. Relata polidipsia e poliúria há anos, discreta taquipneia. Foi castrada quando tinha 2 anos de idade. Apresenta um discreto tremor, mas sem alteração de consciência ou de locomotores. Alimenta-se somente de ração. Não toma medicamento e a vacinação e desverminação estão atualizados. Vive em casa e não tem acesso a rua. Exame físico: Animal magro; mucosas: pálidas; tempo de preenchimento capilar de 3 segundos e desidratação: 9%. Não apresenta outras alterações. O volume globular foi de 22% e no exame de urina foi observado: densidade: 1,010; pH 6,0; e proteína +. Com relação ao caso, qual a alternativa correta?

Dadas as afirmativas sobre quimioterapia,


I. A neutropenia e trombocitopenia são efeitos frequentes na maioria dos quimioterápicos.

II. NADIR representa o período de maior valor de contagem hematológica durante o tratamento quimioterápico.

III. Um efeito importante da doxirrobucina é a cardiomiopatia hipertrófica.

IV. Cistite hemorrágica é um efeito colateral da ciclofosfamida.


verifica-se que está(ao) correta(s)

De acordo com Romero et al. (2014) uma neoplasia indiferenciada de células redondas, exclusiva de canídeos, com provável origem reticuloendotelial, possui normalmente comportamento biológico benigno, porém pode apresentar características de malignidade. Sobre essa neoplasia, um canino macho,4 anos, SRD, semidomiciliado, vida sexual ativa, apresentando sangramento peniano e nodulações nas regiões peniana, rostral próximo aos olhos, na região bucal e em abdome, foi encaminhado à clínica para uma consulta de rotina. Após avaliação clínica, notou-se mucosas hipocoradas, verificou-se caquexia, presença de quatro nódulos de aspecto friável e com sangramento, móveis no subcutâneo, medindo em média quatro centímetros de diâmetro, sendo um na região peniana, um na região abdominal direita e dois em face. Os exames complementares solicitados foram citologia (através das técnicas de impressão e suabe), hemograma completo e sorologia para leishmaniose. Os resultados dos exames complementares foram: o citológico revelou camadas homogêneas de células arredondas a oval com nucléolos proeminentes, citoplasma escasso e múltiplos vacúolos citoplasmáticos claros. O hemograma demonstrou que o paciente estava com anemia normocítica normocrômica e a sorologia foi negativa para leishmaniose. Com base nas descrições acima, qual o diagnóstico e qual o fármaco antineoplásico de escolha para o tratamento dessa neoplasia?
A bactéria Bartonella henselae é associada à seguinte doença de caráter zoonótico: