limpar filtros
Questões por página:
A dentina e tecido pulpar estão susceptíveis a diversos tipos de agressores que vão desde toxinas derivadas de microrganismos até aqueles originados por preparos cavitários erroneamente executados e materiais dentários tóxicos. Para uma efetiva manutenção da vitalidade do complexo dentinopulpar devem ser levados em consideração principalmente o tipo de material a ser utilizado. A ideia de proteção do complexo dentinopulpar é unânime aos profissionais de odontologia, ao longo dos anos sempre têm sido realizados estudos voltados a técnicas e materiais que possam facilitar e proteger essas estruturas. Diante da assertiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Cavidades de rasa profundidade não requerem especial atenção quanto à proteção do complexo dentino-pulpar, uma vez que a dentina remanescente apresenta espessura suficiente para proteger o tecido pulpar contra agressões advindas da química dos materiais utilizados, ao contrário das cavidades de média profundidade. ( ) Cavidades rasas e de média profundidade devem receber um selamento marginal eficiente para evitar a infiltração de bactérias e/ou os produtos de seu metabolismo. Cimentos ionoméricos e sistemas adesivos são os materiais de eleição nesses casos. ( ) Em cavidades profundas, os cimentos de ionômero de vidro têm se mostrado uma adequada alternativa aos convencionalmente utilizados cimentos de hidróxido de cálcio, por associarem propriedades biológicas satisfatórias com superiores propriedades físicas e mecânicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O preparo cavitário é o tratamento biomecânico da cárie e lesões dos tecidos duros do dente, de forma que as estruturas remanescentes possam receber uma restauração que as proteja, que seja resistente e que possa prevenir a cárie. Esse preparo segue alguns princípios. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
() Forma de contorno: define a área de superfície do dente a ser incluída no preparo cavitário. ( ) Forma de retenção: É a forma dada a cavidade de modo que, tanto o dente como o material restaurador, resistam aos esforços mastigatórios e às alterações volumétricas frente às variações térmicas. ( ) Forma de resistência: É a forma dada a cavidade com a finalidade de evitar o deslocamento das restaurações, sob ação dos esforços mastigatórios, pelas alterações dimensionais térmicas, e de alimentos pegajosos. ( ) Forma de conveniência: etapa que visa possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência. Os vasoconstritores são substâncias químicas associadas aos sais anestésicos que têm como função a absorção lenta deste sal, redução da sua toxicidade, aumento no tempo de duração da anestesia e aumento da eficácia do bloqueio anestésico. Assinale a alternativa correta que apresenta uma desvantagem da noradrenalina.
Um dos meios de diagnóstico da cárie dentária é o FOTI (Fiber Optic Transilumination), ou seja, TRANSILUMINAÇÃO POR FIBRA ÓPTICA. O método é simples, confortável para o paciente e nãoinvasivo, tendo como limitações o uso apenas para lesões de cárie proximais e a impossibilidade de diagnosticar cáries secundárias circunjacentes a restaurações. Sobre como é feita a interpretação do resultado para presença de cárie, assinale a alternativa correta.
A cárie dental pode ser tida como uma doença típica do homem civilizado e a Odontologia moderna não pode limitar-se apenas a identificar “cavidades”, toda e qualquer tentativa de “diagnóstico” da doença cárie em seu estágio mais precoce é válida. Assim, os mais variados e modernos métodos de diagnóstico de cárie vêm sendo desenvolvidos com a intenção de tornar mais preciso o diagnóstico de lesões incipientes de cárie, ainda confinadas ao esmalte, em seu estágio subclínico. Porém, na clínica odontológica diária, os métodos de diagnóstico utilizados são aqueles universalmente empregados. Assinale a alternativa correta que apresenta o instrumento ideal para diagnostico de cárie nesse estágio precoce.